Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

União entre governo e setor privado é chave para combater gripe aviária

Com as recentes confirmações de casos de gripe aviária em aves silvestres e de subsistência no Brasil, o veterinário e membro do European College of Poultry Veterinary Science, Dr. Paul McMullin, defendeu que a união entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e as indústrias avícolas será um fator-chave no combate à doença. Para o pesquisador, a aproximação entre os dois protagonistas do setor avícola na troca de informações e tomada de providências efetivas podem fazer a diferença no cenário de crise. A análise foi feita em palestra na quinta-feira (20), no último dia do 10º Encontro Avícola e Empresarial Unifrango, em Maringá.

“Na Grã-Bretanha, tivemos um problema significativo no ano passado. E a avaliação das autoridades britânicas é que em menos de 5% dos casos em que aconteceram as confirmações de casos era devido à movimentação entre granjas das mesmas empresas. Por isso, é fundamental reforçar a necessidade de uma parceria entre o MAPA e a indústria porque todos têm o mesmo interesse”, disse o veterinário.

O técnico ainda destacou o quanto a influenza aviária tem mudado de comportamento a nível mundial, por esse motivo, é necessário que os produtores se atentem a vários detalhes a fim de controlar a entrada da enfermidade nas granjas. “O objetivo principal é manter o vírus longe da produção, com foco na exportação de carne com biossegurança. Por isso, é preciso ter cuidado com as coisas que possam atrair as aves silvestres. Em uma época de seca, até o acesso à água pode atrair as aves, por exemplo”, apontou.

As condições sanitárias na produção de frango foram os principais temas tratados no último dia do 10º Encontro Avícola e Empresarial Unifrango. Além da participação do Dr. Paul McMullin, o evento contou com palestras do diretor de Nutrição da Vaccinar, Sebastião Borges; do diretor da JF LAB José Di Fábio; do pesquisador da Embrapa – CNPSA na área de Produção e Nutrição de Aves, Everton Krabbe; do diretor técnico do laboratório de diagnóstico Mercolab, Alberto Back; e do médico veterinário Antonio Piantino.

Foto: Fábio Boy/ Kandyany Eventos

A questão da biosseguridade nos frangos de postura também foi abordado na palestra de Alberto Back. Ele apontou que os cuidados com os detalhes, como o monitoramento de dados, são fatores diferenciais no cruzamento das aves. “O controle sanitário em matrizeiros e incubatórios é feito de pequenas medidas e o somatório delas é o que nos dá o padrão que temos atualmente. É fundamental que os produtores passem a prestar atenção nesses detalhes, que muitas vezes passam despercebidos”, analisou.

Mediadores

Para promover o debate entre os participantes do encontro e trazer importantes insights, a programação também teve a participação da médica veterinária e gerente de fomento da GTFoods, Kely Filletti; do especialista em processos de qualidade na Cobb América do Sul, Eder Barbon; do diretor técnico do laboratório de diagnóstico Mercolab, Alberto Back; e do diretor da JF LAB José Di Fábio.

Encerramento

O 10º Encontro Avícola e Empresarial Unifrango chega ao fim como o maior evento promovido pela empresa. Reuniu mais de mil inscritos, entre representantes de empresas, estudantes e profissionais do setor de proteínas, e contou com 34 patrocinadores, 19 palestrantes e quatro moderadores. O coordenador do evento, Nivaldo Daquano, salientou a participação de todos que contribuíram para o sucesso do encontro.

Já o presidente da Unifrango, Hugo Bongiorno, ressaltou que a programação do evento foi fundamental para o crescimento profissional dos participantes. “Foram três dias de muito conhecimento, informação, networking e mentorias. Além de rever os amigos, também pudemos gerar negócios. Esses eram os objetivos do encontro e agora vamos colocar em prática tudo o que aprendemos aqui”, avaliou. Segundo ele, com o encontro, a Unifrango honrou o Paraná, estado que é considerado o maior produtor e exportador da avicultura no Brasil.

Sobre a Unifrango

Criada em 2001, para dar melhores oportunidades de negócios a pequenos e médios avicultores do Paraná e alguns municípios do Brasil, a Unifrango atende o mercado nacional e internacional com excelência. A principal atividade é fornecer suporte na comercialização, produção, armazenamento, logística nacional e internacional, exportação, inteligência negocial, entre outros serviços.

Com mais de vinte anos de existência, a Unifrango tornou-se uma das maiores empresas do agronegócio com toda a cadeia de produtos cárneos, atuando fortemente no segmento de bovinos, suínos, aves e peixes. A partir do lema “Somar para Gerar Valor”, a companhia se mantém em constante ampliação de seu portfólio de negócios.

Em 2013, a empresa abriu o Centro de Distribuição, localizado em Apucarana (PR), espaço em que oferece uma gama de serviços customizados voltados a atender às diferentes demandas do segmento. Atualmente, o espaço é considerado o segundo maior em capacidade de armazenamento do Estado do Paraná, além disso, a empresa ocupa a quinta posição no ranking brasileiro de armazenagem frigorificada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.