Embarques de carne de frango registram leve alta em fevereiro

Vendas para a Arábia Saudita se destacam no mês

MULTIMÍDIA: análise do presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Vídeo:http://bit.ly/38ryohs

Áudio:http://bit.ly/3vbr4Qu

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que as exportações brasileiras de carne de frango (entre in natura e processados) totalizaram 348,8 mil toneladas em fevereiro, volume 0,1% maior em relação ao mesmo período do ano passado, com 348,4 mil toneladas exportadas.

A receita das vendas no segundo mês do ano chegou a US$ 521,7 milhões, número 5,8% menor em relação ao mesmo período do ano passado, com US$ 553,8 milhões.

No primeiro bimestre, as vendas internacionais do setor chegaram a 640,4 mil toneladas, número 4,7% menor em relação ao mesmo período de 2020, com 672,7 mil toneladas. O saldo das exportações nos dois primeiros meses do ano chegou a US$ 956,1 milhões, número 11,7% inferior ao registrado no ano anterior, com US$ 1,082 bilhão.

“O desempenho das exportações para mercados tradicionais do Oriente Médio e Europa permitiram repetir este ano o bom resultado alcançado no segundo mês do ano passado, e dão indicativo de um ritmo positivo nas vendas internacionais em março”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA. 

O principal destaque do mês foram as vendas para a Arábia Saudita, que incrementou suas importações em 19,5% em fevereiro, chegando a 43,8 mil toneladas. Também se destacaram as exportações para a África do Sul, com 29 mil toneladas (+36,4%), para a Líbia, com 9 mil toneladas (+8,6%), para as Filipinas, com 8,9 mil toneladas (+10,8%), e para o Reino Unido, com 7,9 mil toneladas (+15,1%).

Principal estado exportador, o Paraná embarcou 137,8 mil toneladas em fevereiro, número 0,82% superior ao registrado no mesmo período de 2020. No segundo posto, Santa Catarina exportou 80,8 mil toneladas (-8,12%). Em terceiro, o Rio Grande do Sul embarcou 53,1 mil toneladas (-0,64%).

SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.

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