Rafael Sóbis do Vozão em 2020

No dia 05 de janeiro, a diretoria do Ceará Sporting Club anunciou a chegada de Rafael Sóbis, um sonho antigo de Robinson de Castro. Jogador de 34 anos, natural de Erechim(RS), surgiu nas categorias de base do Internacional, depois de passar pela base também de Cruzeiro de Porto Alegre e Corintinhans. Clube onde atuou pela primeira vez de 2004-2008 foi o Colorado gaúcho.

Em 2003 com a chegada de Muricy Ramalho, ao Inter e depois de anos sem títulos de grande importância, a diretoria, na gestão de Fernando Carvalho resolveu mesclar a base, com jogadores experientes. Surgi ai o “Celero de Ases”, com Nilmar, Diego, Daniel Carvalho. Sóbis ganha espaço com a venda de jogadores para o futebol europeu.

Em 2005 se destacou no Brasileirão, foi convocado para seleção brasileira sub-20. Chegou a perder espaço para Iarley recém chegado do Mèxico e que fazia dupla de ataque com Fernandão, mas seus 19 gols ajudaram o Colorado a obter vaga na Libertadores de 2006. Nessa Libertadores fez gol  nas quarta-de-final contra a LDU e os dois gols da primeira partida contra o São Paulo na final da Libertadores em cima de Rógerio Ceni (atual técnico do Fortaleza) e na época goleiro do tricolor paulista,

Depois jogou pelo Real Bétis, Al Jazira. Em 2010 retornou ao Internacional  e marcou mais um gol na final na vitória de 3 x 2 sobre o Chivas Guadalajara. Mas as contusões o afastaram de continuar no clube de coração e teve de retornar ao mundo árabe, que acabou o emprestando ao Fluminense (RJ).

Em 2011 justamente com a camisa do Fluminense marcou seu primeiro gol pelo tricolor das Laranjeiras em cima do Vozão, na vitória de 4 x 0. Ele marcaria de novo contra o alvinegro de Porangabussu na 32° rodada quando o Flu venceu de 2 x1. Ficou na equipe carioca até ao fim de 2014, onde assinou com o Tigres (ME), lá foi campeão mexicano e vice-campeão da Libertadores.

Depois fechou com o Cruzeiro (MG), onde conquistou dois Mineiros e duas Copas do Brasil. No ano de 2019, no retorno ao Internacional pela terceira vez, marca em jogo válido pela Copa Libertadores da América contra o Palestino, em Santiago.

Ainda jogou na seleção brasileira principal por oito partidas, mas seu gol saiu no dia 07 de outubro de 2006. Na vitória canarinha por 4 x 0. Seleção treinada por Dunga, tinha Helton, Maicon (Daniel Alves), Luisão, Alex, e Marcelo (Adriano), Dudu Cearense (Lucas), Mineiro (Gilberto Silva), Elano (Daniel Carvalho) e Ronaldinho Gaúcho (Kaká), Rodinho (Fred), Rafael Sòbis (Wagner Love).

Nas Olimpíadas de Pequim fez o gol que classificou o Brasil para as semi-finais em cima do Camarões.

Na carreira até hoje foram 661 jogos e 160 gols, por ser um jogador que joga pelos lados. Foi craque do Brasileirão em 2005. Chuteira de ouro na Copa do Brasil 2017. Líder em assistência do Campeonato Mexicano de 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar