Mulheres são maioria dos beneficiados com microcrédito do Santander e ultrapassam os 122 mil clientes no Ceará

§  65% do público do Banco nesse segmento no Estado são empreendedoras femininas
§  Banco prevê crescimento de 7,2% de sua carteira no programa Prospera Santander Microfinanças em 2022 no Ceará
Paulo Cesar de Lima Alves (1)
Maioria dos microempreendedores no Ceará com contratos de crédito no programa Prospera Microfinanças do Santander, as mulheres ultrapassam no Estado os 122 mil clientes na carteira do Banco nesse segmento dedicado a micro e pequenos empresários. Elas representam 65% desse público, que o Santander pretende crescer em 7,2% em 2022.
A confirmação dessa projeção de incremento do Banco vai reforçar a liderança do Ceará como o estado do Nordeste com o maior número de microempreendedores, independentemente do gênero – fechou 2021 com 188,5 mil, mais que o dobro do segundo colocado, a Bahia. Além disso, foram R$ 463 milhões de crédito injetados nesses negócios no ano passado, valor superior também aos das carteiras de clientes dos demais estados da região. Os segmentos que mais buscam microcrédito são os de serviço, confecção e alimentação.
“Esses números dão a dimensão do case de sucesso que o Prospera é no Ceará e do seu poder de transformar sonhos em realidade ao estimular o DNA empreendedor dos cearenses e, sobretudo, com esse protagonismo feminino. Além da oferta de crédito, vamos além, fornecendo orientação na gestão de negócios e identificando oportunidades, algo bastante importante para o micro e pequeno empreendedor aperfeiçoar seu olhar estratégico e, assim, aumentar suas chances de êxito no mercado no qual atua”, destaca Paulo César de Lima Alves, diretor do Santander Brasil e responsável pela Rede Norte do Banco.
O programa Prospera Santander Microfinanças chegou a R$ 1,9 bilhão em carteira e 119 lojas dedicadas ao empreendedor no País. O projeto faz parte da estratégia do Banco de interiorização e geração de oportunidades com foco principal nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Atualmente, são 708 mil clientes ativos. Para 2022, o Santander estima no País um incremento de 30% ante o ano anterior.
“Acreditamos na construção de uma sociedade mais inclusiva, com acesso a produtos e serviços financeiros. O Prospera tem como diferencial seu alcance, já que o objetivo é levar o agente até o público, e não o contrário. Assim, evitamos que clientes de locais distantes e não bancarizados se desloquem até uma agência”, comenta Alexandre Castelano, superintendente executivo do Prospera.
O programa de microfinanças foi desenhado no modelo de aval solidário, no qual os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um.
A tecnologia também é uma forte aliada. O agente verifica se a atividade está constituída há mais de seis meses e qual a capacidade de geração de resultado, podendo conceder o crédito de imediato. Atualmente, a visita é realizada com tablets integrados ao sistema de crédito, o que possibilita o desembolso remoto e em até duas horas – para a concessão do recurso, o empresário não precisa ter histórico de relacionamento com o Banco.

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