IBGE divulga bases de dados que aprimoram a representação das bacias hidrográficas do país
O IBGE divulga hoje (24), em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), duas bases de dados que buscam orientar as análises sobre recursos hídricos no país: a inédita base de dados geográficos das Bacias Hidrográficas do Brasil (BHB250) e ainda a rediscussão da base da Divisão Hidrográfica Nacional (DHN250).
Os produtos, compatíveis com a escala 1:250.000, apresentam, de maneira sistematizada, os recortes hidrográficos espaciais do país para realização de cruzamentos de informações e análises.
O Ceará está inserido quase totalmente nas mesorregiões Jaguaribe e Litoral do Ceará, ainda com pequena parte do território na mesorregião Médio Parnaíba.
Para acessar o produto, que se encontra em forma de vetores e tabelas, basta clicar no link: https://www.ibge.gov.br/
Já a inédita BHB250 disponibiliza ao público as principais bacias hidrográficas do Brasil, no sentido mais estrito do conceito, isto é, representando a área da superfície terrestre delimitada por divisores de águas que capta e escoa as águas das chuvas por rios e córregos para um único ponto de saída. “Essa base de dados é voltada para o aspecto geomorfológico na delimitação das suas unidades”, pondera André Polly Assumpção, gerente de dinâmicas ambientais e territoriais do IBGE. O estudo apresenta informações para a caracterização geral de 5.353 bacias hidrográficas com mais de 100 km² que cortam o território nacional. Nelas, é possível verificar a estimativa de população residente, a disponibilidade hídrica e as estimativas do uso de água por diferentes setores.