Evento para profissionais de RH debate posicionamento feminino no mercado de trabalho
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na segunda edição do estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil” (2019), aponta que 62,6% dos cargos gerenciais são ocupados por homens e 37,4% por mulheres.
Além disso, a taxa de participação (CMIG 3), que tem como objetivo medir a parcela da população em idade de trabalhar (PIT) que está na força de trabalho, aponta a maior dificuldade de inserção das mulheres no mercado. Em 2019, a taxa de participação das mulheres com 15 anos ou mais foi de 54,5%, enquanto entre os homens chegou a 73,7%, uma diferença de 19,2 pontos percentuais.
A WE CAN BR, consultoria em Recursos Humanos, que atua há 25 anos com trabalho temporário e recrutamento e seleção, realizou em São Paulo, no último dia 7 de março, o evento We Can Talks, que reuniu profissionais de destaque do RH para abordar os pilares empreendedorismo, crescimento de carreira, desenvolvimento pessoal e negócios. Durante o evento, que debateu o tema “Cenário macroeconômico 2023 e como garantir uma gestão sustentável – pessoas e resultados”, a questão das mulheres foi um dos assuntos.
Fabiana Scaranzi, especialista em comportamento feminino, fundadora da Fabi Produções, colunista da Forbes, conselheira no Winning Women da Ernest Young e mentora, falou sobre os desafios enfrentados pelas mulheres com relação ao mercado de trabalho. “Se continuarmos no ritmo de hoje, vamos levar cerca de 136 anos para as mulheres terem a mesma remuneração que os homens no Brasil. Enfrentamos ainda muitos vieses conscientes e inconscientes até mesmo de outras mulheres e, por isso, a luta tem sido contínua e impacta nossa geração e as próximas. Devemos ter os homens como aliados nesse processo”, afirma a empreendedora, que está cursando psicologia (sua quarta faculdade) e atua em start-up de liderança feminina.
Daiane Reis, diretora comercial da Chocolate Lugano, também contou sua história de empreendedorismo feminino. “Comecei na loja, mas sempre com mentalidade de crescimento. Eu sabia onde queria chegar, fazia planos e tinha muita clareza e comecei a implantar processos. Após quatro anos na empresa, fui convidada a assumir a franqueadora e me comprometi com o desafio e as metas, tendo já em vista o que eu queria conquistar a partir disso. Hoje moro em São Paulo e estou como diretora comercial com foco em expansão da marca. Mas ainda tenho muitos outros sonhos. A mulher pode chegar onde quiser, desde que ela mantenha seus objetivos no foco”, afirma.
O WE CAN Talks contou ainda com a participação de Léo Kaufmann, head do RH Summit; Roberto Esteves, diretor de RI da Guepardo Investimentos e Daniel Consani, CEO do Grupo Top RH.
“O evento, que acontecerá mensalmente, foi criado para estimular o networking e a troca de experiência entre profissionais de nível estratégico e gerencial atuantes no mercado, no formato de bate-papo, para uma visão geral do RH, da inovação e novas tendências moldando o futuro, bem como conversaremos sobre metodologias utilizadas pelas empresas com foco em liderança e cultura organizacional”, conclui Lucas Santos, Diretor de Gestão da WE CAN BR.
Sobre a WE CAN BR
A WE CAN BR atua há 25 anos como consultoria de RH especializada em trabalho temporário e recrutamento e seleção, em todo o Brasil, com objetivo de transformar negócios e vidas por meio do trabalho. A empresa está localizada no centro de São Paulo, em sua sede própria, com modernas instalações. Já contratou mais de 170 mil profissionais em mais de 742 municípios e efetuou mais de 40 mil processos seletivos por ano, que resultaram na conquista de prêmios renomados. Em 2006 e 2021 conquistou o título de Top Ser Humano da ABRH/RS.
A consultoria tem como grande diferencial o tripé: equipe especializada + atendimento humanizado + experiência em todos os níveis de vagas. Essa soma, aliada a processos digitais e tecnológicos, faz com que a WE CAN BR consiga entregar um alto índice de efetividade em suas vagas trabalhadas, com nota 9,5 em pesquisa NPS com seus clientes. A equipe passa por treinamento constante, aperfeiçoando suas habilidades técnicas e sociais. O atendimento humanizado faz com que os candidatos recebam tratamento digno e respeitoso, fortalecendo o vínculo. E a experiência em todos os níveis de vagas permite uma atuação mais abrangente e a solução de demandas das mais diversas de diferentes empresas e segmentos econômicos.
Para saber mais: www.wecanbr.com.br.