ARTIGO 19 lança cartilha explicativa sobre as eleições para jovens

Publicação reúne informações sobre o sistema político brasileiro e tem o objetivo de incentivar a participação nas eleições de 2022

Nesta quarta-feira (27), a ARTIGO 19, organização não-governamental que atua pela defesa e promoção do direito à liberdade de expressão e de acesso à informação, lança a cartilha digital Corrida Eleitoral. Com uma linguagem jovem e estrutura gamificada, a publicação traz as principais datas no calendário eleitoral e passo a passo para tirar o título de eleitor e como regularizá-lo, além de explicações sobre o funcionamento do sistema político brasileiro.

“A cartilha tem o propósito de incentivar a participação política dos brasileiros em um ano tão decisivo como 2022. É urgente o engajamento e mobilização da sociedade para darmos um basta nos avanços do autoritarismo e da extrema-direita no país. Como temos só uma semana até o dia 4 de maio, data-limite para solicitar ou regularizar o título, a publicação busca estimular primeiramente os jovens e sua comunidade a se envolverem na definição dos rumos da nossa democracia, não apenas nas eleições de 2022, mas como um direito e um ato diário de cidadania” explica Denise Dora, diretora-executiva da ARTIGO 19.

Com formato similar a um jogo, a cartilha é dividida em 4 fases, e possui insumos para auxiliar em todos os momentos do processo eleitoral, desde a emissão do título e regularização com a Justiça Eleitoral, até o momento decisivo de escolha dos candidatos e de finalizar o voto. Além disso, o material traz informações sobre direitos fundamentais que devem ser levados em consideração na decisão final de voto; maneiras de avaliar as propostas de cada candidato; e como verificar a veracidade das informações recebidas e divulgadas sobre os candidatos no período eleitoral.

 

A publicação está disponível na íntegra em: https://bit.ly/3EUSaRj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar