Vendas do varejo cearense do mês de março
Em março, as vendas no varejo avançaram 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Três das oito atividades tiveram recuo: Tecidos, vestuário e calçados (-7,7%), Móveis e eletrodomésticos (-0,2%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-14,8%). Os cinco setores que apresentaram crescimento, foram Outros artigos de uso pessoal e doméstico (29,6%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (16,5%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (8,2%), Combustíveis e lubrificantes (9,1%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (1,0%).
Considerando o comércio varejista ampliado, houve alta em Material de construção (2,8%) e quedas no Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-3,8%) e Veículos e motos, partes e peças apresentou alta de 11,1%, nesta mesma comparação.
A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra. A próxima divulgação da PMC, com os resultados para abril de 2024, será em 13 de junho.
Saiba mais em: