VAR pra quê?
Caros leitores, eu venho nessa nossa coluna pergunta para vocês. Vocês estão satisfeitos com uso do VAR nos jogos do seu time? Venho com esse questionamento porque durante os jogos Campeonato Brasileiro, os árbitros vem sendo de alguma forma sendo induzidos a alguns erros por falta interpretação ou falta de confiança em seus assistentes em campo.
Não que eu seja totalmente contra o uso do equipamento, mas em alguns jogos vemos claramente que os árbitros em lances polêmicos tem aceitado voltar nas suas decisões devidamente corretas para aceitar, as sugestões de quem esta no controle do equipamento, com isso se isentando de qualquer responsabilidade do que ocorrer. Caros leitores, se eles estão fugindo da responsabilidade então à função de árbitro perdeu seu valor em campo.
Um exemplo disso foi jogo entre Goiás e Ceará, valido pela 4ª rodada do Brasileirão. O arbitro em questão invalidou de gol de Marlone do time goiano, pois o bandeirinha assinalou impedimento do jogador Jefferson do esmeraldino, que recebeu a bola à frente do seu marcador no começo da jogada. Foi então que o VAR apareceu, o arbitro convicto de sua decisão recebeu uma mensagem em seu fone de ouvido para ver novamente o lance, pois na visão de que controla o equipamento a jogada foi legal. Foi aí meus amigos que nosso excelentíssimo juiz volta traz, e valida o gol do alviverde.
Por essas e outras meus leitores, mesmo com esse equipamento os erros de arbitragem vão sempre acontecer. O que pode agravar a situação, será a revogação das marcações dos bandeiras e juízes, pois os mesmo por falta de um pulso firme e personalidade vão querer fugir de suas responsabilidades e dizer que a culpa é do VAR. Por isso acredito que as regras para sua uso deveria ser melhor avaliadas, pois se nada for feito coisas piores podem acontecer.