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Tecnologia ganha destaque em pequenos negócios; saiba como investir

Consultor de negócios explica como micro e pequenas empresas podem utilizar ferramentas digitais de maneira assertiva e eficiente, potencializando crescimento e competitividade

Em tempos de transformação digital acelerada, muitos pequenos negócios enfrentam o desafio de se modernizar sem comprometer seu orçamento. No entanto, a implementação de tecnologia no dia a dia de micro e pequenas empresas não precisa ser um processo caro e complexo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de Microempreendedores Individuais e Micro e Pequenas Empresas no segmento da Tecnologia da Informação e Comunicação cresceu 42,8% entre os anos de 2018 e 2023, totalizando 489,8 mil CNPJs ativos.

“Hoje, a tecnologia se tornou uma aliada indispensável, e é possível adotá-la de forma gradativa, aproveitando, inicialmente, recursos gratuitos ou de baixo custo. O investimento em tecnologia pode ser gradual e precisa ser bem planejado”, afirma o consultor de negócios Wosley Nogueira.

Além disso, a pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, realizada pela McKinsey, aponta que, neste ano, 72% das empresas no mundo todo utilizam a Inteligência Artificial (IA) de alguma forma em sua rotina de trabalho.

Antes de investir em novos sistemas, Wosley aconselha que as empresas façam um levantamento das ferramentas já disponíveis e que podem estar subutilizadas, como planilhas, softwares gratuitos e até recursos de redes sociais. “Muitas vezes, plataformas como Google Drive, WhatsApp Business e ferramentas de redes sociais já oferecem funcionalidades capazes de automatizar processos e facilitar a comunicação com clientes e fornecedores.”

A presença digital é fundamental para alcançar novos mercados e melhorar a experiência do cliente. Com ferramentas como o Google Meu Negócio, pequenos negócios podem se posicionar digitalmente de forma gratuita, permitindo que seus clientes os encontrem com facilidade.

“Uma boa presença digital é possível mesmo sem sites complexos; uma página no Instagram ou Google Meu Negócio, bem estruturada, já cria oportunidades de novos contatos e vendas”, explica Wosley.

Quando o empreendimento estiver pronto para investir e potencializar áreas do negócio, empresas como a PayBufo têm sido fundamentais nesse processo, ao oferecer soluções de autoatendimento que otimizam a operação e melhoram a experiência do cliente. Segundo Matheus Correia, diretor da PayBufo, “nosso objetivo é simplificar processos para qualquer tamanho de negócio, permitindo que eles ofereçam aos clientes a conveniência do autoatendimento, o que pode ser um diferencial competitivo mesmo para empreendedores de pequeno porte.”

Outro exemplo é a Evo Result, especializada em marketing focado em conversão comercial. De acordo com Kairo, CEO da empresa, “pequenos e médios negócios podem alcançar grandes resultados ao usar dados de forma estratégica. Muitas vezes, com ferramentas de CRM e campanhas direcionadas, conseguimos aumentar as vendas e fidelizar clientes de maneira significativa.”

Para Wosley Nogueira, um dos investimentos mais valiosos é o conhecimento. Existem cursos online gratuitos ou de baixo custo que permitem aos empreendedores entender e aplicar conceitos de marketing digital, análise de dados e vendas. “A transformação digital não é exclusiva das grandes empresas. Com os recursos certos, o empreendedor pode melhorar sua operação e alcançar novos públicos de forma assertiva e prática”, finaliza Wosley.

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