Tecnologia de áudio em rede contribui para o varejo para vender mais na Black Friday

Lojistas utilizam áudio e vídeo para reconquistar os consumidores com uma experiência de compra presencial tão confortável quanto no e-commerce

 

A Black Friday 2021 acontece oficialmente em 26 de novembro, mas as ofertas já começaram a invadir as vitrines do varejo. De acordo com a pesquisa de intenção de compra realizada pelo Méliuz, 71% dos entrevistados pretendem ir às compras durante o evento. O e-commerce ainda deve ser o destaque, 56,7% devem comprar apenas online, mas com a reabertura da economia, o comércio espera voltar a receber os clientes presencialmente e se prepara para oferecer uma experiência de compra igualmente tecnológica e eficiente para reconquistar os compradores.

As câmeras de vídeo, que há muitos anos realizam a segurança dos estabelecimentos, ganharam uma nova função: fornecer informações consolidadas e em tempo real para a equipe operacional e de marketing. Imagine voltar às compras presenciais e encontrar filas gigantescas? Nada agradável. As experiências que incentivam a repetição e o hábito estão diretamente relacionadas à atenção que os clientes recebem na loja e, por isso, o varejo se apoia em dados para entender como vender melhor para vender mais.

A fabricante de soluções de vídeo e áudio em rede, Axis Communications, está aplicando tecnologia de ponta para colaborar com varejistas ao redor do mundo. A empresa sueca líder de mercado, trabalha com sistemas multifuncionais capazes de integrar segurança patrimonial com analíticos de vídeo que fornecem informações sobre os visitantes e o padrão de comportamento ao transformar imagens em estatísticas: tráfego de visitantes, comprimentos de filas e níveis de ocupação ao longo do tempo.

Como as soluções de áudio em rede impactam o varejo

Ouvir promoções, chamadas e notificações sobre o horário de fechamento durante as compras não é novidade. Os alto-falantes nas lojas têm sido úteis por décadas. Com o avanço das soluções de áudio em rede, o uso deste recurso pode ir além. Se nas compras online as ofertas aparecem de acordo com o percurso do cliente no e-commerce, nas lojas físicas o áudio pode ser programado para ser reproduzido automaticamente quando o cliente entra em determinada área ou para em determinada gôndola. Assim, a comunicação pode ser direcionada, assertiva e muito mais eficiente.

A equipe operacional pode receber alertas sonoros acionados a partir da análise inteligente das imagens para atender clientes que estão há muito tempo no mesmo corredor de eletrônicos, por exemplo – este pode ser um indício que o comprador gostaria de conversar com alguém e tirar dúvidas sobre o produto. Enquanto isso, uma mensagem pode avisar que a ajuda está à caminho.

Todo varejista sabe que o produto no carrinho não é sinônimo de venda completada. Se a última etapa da jornada de compras não for otimizada, a compra pode ser perdida. Filas longas e tempos de espera podem ser desagradáveis, especialmente se os clientes estão com pressa e acostumados com a agilidade da internet. Juntamente com a tecnologia de contagem de pessoas, o áudio pode ser usado para instruir a equipe a cuidar das caixas registradoras, o que reduzirá o tamanho das filas.

As mensagens podem ser reproduzidas para os clientes que estão esperando para garantir que a equipe está ciente do problema e que mais caixas serão abertos em poucos instantes. Ou ainda, os avisos podem direcionar os consumidores para os terminais de autoatendimento. Esses casos podem ser tratados por meio de um sistema de áudio integrado que é simples de operar e manter, economizando tempo e recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar