Perspectivas do turismo internacional: a concorrência ganha força.
As variações da Oxford Economics e da Organização Mundial do Turismo confirmam o que já se desenhava para 2024: um enorme crescimento do turismo a nível mundial, o que cria uma concorrência acentuada para captar essa procura. A Suíça, como destino turístico, terá, portanto, que redobrar as esforços para se manter competitivo no cenário internacional. “Os turistas não são garantidos automaticamente, pois o contexto, marcado por guerras, crises e mudanças climáticas, é muito assustador. Além disso, precisamos de nos importar frente à concorrência global para continuarmos a ser relevantes”, diz Martin Nydegger, CEO do Turismo da Suíça, ao abordar os desafios atuais.
O turismo é uma parte importante da economia suíça, sustentando o equivalente a 167.000 empregos em tempo integral – ou 4% da força de trabalho – e representando quase 3% do Produto Interno Bruto (PIB).
O marketing turístico mais importante do que nunca
Neste contexto competitivo, a filosofia que orienta o marketing do Turismo da Suíça chama-se “ Travel Better ”, em português “Viajar Melhor”. Segundo a definição de Martin Nydegger, “a visão futura do Turismo da Suíça não tem como objetivo central aumentar a frequência de visitantes ano após ano, mas sim atrair os hóspedes certos, aos lugares certos, no momento certo. Trabalhamos assim, em cinco áreas-chave: a promoção do turismo de quatro estações, a orientação dos fluxos turísticos, a extensão da duração das estadias, a promoção do turismo sustentável com o programa “Swisstainable”, e o fortalecimento da acessibilidade do turismo pela população”. A partir de agora, as atividades do Turismo da Suíça serão definidas com base nessas áreas de ação.
Brasil bate novo recorde em números de noites.
Um novo recorde para o escritório do Turismo da Suíça no Brasil: 21,2%. Comparado ao ano anterior à pandemia, o crescimento do Brasil foi de 40%. O número surpreendente do mercado e Martin Nydegger reforçam “os brasileiros substituíram em parte os números dos turistas turísticos no mês de janeiro.” Foi um dos maiores crescimentos percentuais entre os mercados internacionais e hoje o Brasil se colocou nas prioridades globais do Turismo da Suíça.
Os destinos mais visitados da Suíça por brasileiros são as cidades, as portas de entrada do país: Zurique e Genebra, seguidas por Lucerna. Nas montanhas, destacam-se St. Moritz e Zermatt com o maior fluxo de brasileiros. Mas, o grande aumento em 2024 no número de turistas brasileiros foi no cantão de Berna, com ênfase para a cidade de Interlaken com aumento de 39,3%, a capital Berna, com aumento de 37,3%, o pequeno vilarejo de Grindelwald com 15,7%. “Os brasileiros se encantam cada vez com nossos vilarejos e nossas montanhas para a prática de esportes, além disso a Suíça tem infraestrutura necessária para receber os exigentes visitantes vindos do Brasil”, diz Fabien Clerc, Diretor do Turismo da Suíça no Brasil.