Startup que desenvolveu filtro de ar condicionado anticovid fica entre finalistas do VII Prêmio de Inovação Fleury
Empresa recebeu o apoio da EMBRAPII para viabilizar tecnologia
A Startup baiana Salvar, que produz filtros biocidas e anticovid para aparelhos de ar condicionado, ficou entre as cinco finalistas da VII Edição do Prêmio de Inovação do Grupo Fleury na categoria de inovações tecnológicas. O prêmio, de abrangência nacional, reuniu iniciativas de diversos estados com o objetivo de reconhecer profissionais e empresas que criaram e conduziram iniciativas inovadoras com soluções voltadas para as adversidades decorrentes da pandemia.
O filtro tem capacidade de inativar 99,9% de vírus, incluindo o da Covid-19, e reter até 70% de bactérias e fungos presentes em ambientes fechados e climatizados. A ideia partiu do empresário Loyola Neto e foi desenvolvida com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).
Segundo a empresa, em pouco mais de oito meses, o filtro já foi distribuído e está sendo utilizado em 12 estados, com quase 20 mil unidades instaladas, incluindo o SEBRAE nacional. A inovação contou com a atuação dos pesquisadores da Unidade EMBRAPII – Senai Cimatec em seu desenvolvimento tecnológico.
Sobre a EMBRAPII
A EMBRAPII é uma organização social que tem contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), e Saúde (MS). Em sete anos de operação, totaliza R$ 1,9 bilhão em investimentos em inovação com mais de 1.300 projetos. Em seu modelo operacional, os valores dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) são divididos entre a instituição, as Unidades EMBRAPII (centros de pesquisa credenciados) e a empresa demandante.