Série Ideias do Sesc SP debate o humor cearense como patrimônio cultural imaterial

Com Jader Soares, criador do Personagem Zebrinha, a atriz Karla Karenina, e os professores Allan Carlos Moreira Magalhães e Humberto Cunha Filho.

youtube.com/sescsp

São Paulo, agosto 2022 – A série Ideias completou dois anos de atividades. Iniciada em maio de 2020 no momento mais crítico da pandemia, a série surge com a proposta de contribuir para uma maior inteligibilidade no enfrentamento dos problemas que dizem respeito à sociedade, incentivando a reflexão do momento desafiador que nos encontramos. Promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Confira a programação:

9/ 8 – O humor cearense como patrimônio cultural imaterial

O Ceará é conhecido como uma “fábrica” de humoristas. Isso acontece, segundo pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza, porque no modo cotidiano de viver dos cearenses praticam-se, mesmo inconscientemente, técnicas da arte de fazer rir, o que viabiliza, ao menos em tese, o reconhecimento do humor cearense como patrimônio cultural imaterial em distintos âmbitos, desde o município até a UNESCO, o que representaria a necessidade da adoção de específicas políticas culturais, de acordo com as legislações locais, o Decreto n. 3.551/2000 e a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, possibilidade que será discutida nesta mesa pelos pesquisadores e pelos detentores mais visíveis, os humoristas.

Com

Allan Carlos Moreira Magalhães, advogado da União, doutor e pós-doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas. Professor do Centro Universitário do Norte.

Humberto Cunha Filho, professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor. Pesquisador-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais. Presidente de Honra do IBDCult. Advogado da União.

Jader Soares, criador do Personagem Zebrinha. Historiador, escritor, ator e comediante. Presidente da Associação dos Humoristas do Estado do Ceará. Diretor do Teatro Chico Anysio. Criador, diretor e mantenedor do Museu do Humor Cearense.

Karla Karenina, atriz de teatro, televisão e cinema. Escritora e poetisa integrante da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo. Diretora do Teatro Municipal São José, em Fortaleza.

Mediação

Cecília Rabêlo, advogada, mestra em Direito Constitucional pela UNIFOR, especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona e em Direito Público pela UFC. É presidenta do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult).

Apresentação

Danilo Cymrot, doutor em Direito pela USP, pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e autor do livro “O funk na batida: baile, rua e parlamento” (Edições Sesc, 2021).

One thought on “Série Ideias do Sesc SP debate o humor cearense como patrimônio cultural imaterial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar