Rede varejista do Ceará é destaque em premiação nacional de automação
Nildo Wilpert Júnior, Natalia Tomazi e Martinho Moreira de Souza na Premiação GS1 Brasil. divulgação
Supermercado Pinheiro foi reconhecido na categoria na categoria Aplicação de Mercado com a utilização de duas tecnologias
Uma noite de gala e muita comemoração marcou as homenagens aos 25 anos do Prêmio Automação, que também celebrou os 40 anos da GS1 Brasil. Durante o evento, o Supermercado Pinheiro, rede formada por 18 lojas em nove municípios do Ceará, foi um dos homenageados da noite na categoria Aplicação de Mercado.
No projeto foi realizada a utilização da tecnologia do Digital Link, da GS1, em conjunto com a Rastreabilidade PariPassu. Essa integração permite que o QR code de rastreabilidade presente nos produtos da Frutas Doce Mel seja lido no Checkout do Supermercado Pinheiro, disponibilizando assim acesso a mais informações do produto, facilidade na leitura do código e possibilidade de conexão com mais sistemas. Essa inovação contribui para melhorar a gestão do estoque, rastreabilidade, autenticidade e proporcionar uma melhor experiência de compra.
“O reconhecimento recebido através da premiação é de extrema importância para a PariPassu, pois consolida o nosso objetivo de facilitar o compartilhamento de dados entre os elos da cadeia de alimentos, tornando essas informações acessíveis e úteis”, comemora Natalia Tomazi, supervisora na área de Inteligência e Produto da PariPassu.
Rastreabilidade x Qualidade
A produção agrícola é afetada pelas condições climáticas e, na grande maioria dos casos, são eventos que fogem do controle do agricultor. De um lado, grandes variações de temperatura, chuva em excesso ou escassez, umidade do solo e do ar, ventos, entre outros, afetam a qualidade dos alimentos que são entregues. Do outro, os mercados e distribuidores têm uma expectativa sobre os alimentos que serão fornecidos. Por meio da rastreabilidade e processos bem definidos, é possível alinhar a comunicação entre os elos da cadeia, é o que afirma o diretor-executivo da PariPassu, Giampaolo Buso.
“Muitas vezes o varejo e os consumidores reclamam da qualidade das verduras e legumes que recebem, mas não sabem as razões de estar recebendo um produto com qualidade abaixo do esperado ou mais caro. Então, reunimos as informações do que está afetando a produção e colocamos esses atores (produtor, distribuidor e varejista) em uma sala para fazer a mediação, contextualizar que haverá uma alteração da qualidade, afinal, é uma indústria a céu aberto. Entendimento necessário, inclusive, para informar o consumidor sobre alterações no preço. Como atuamos em todos os elos da cadeia produtiva, temos a possibilidade de ver ‘as dores’ e, facilitamos, através das ferramentas e também das iniciativas de educação, como a Academia PariPassu, o entendimento entre o campo e o mercado”, comenta Giampaolo.