Projeto da Tapera das Artes realizado com alunos da rede pública de Aquiraz é replicado para estudantes de Mossoró e São Paulo
A Tapera das Artes, organização social da sociedade civil (OSC) de Aquiraz, que utiliza a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes, vem desenvolvendo um projeto chamado A Voz do Olhar, que promove atividades educativas gratuitas de formação cultural com metodologia específica para alunos e educadores de escolas públicas e entidades sem fins lucrativos.
A Voz do Olhar é um projeto de artes integradas, inspirado no trabalho artístico pedagógico desenvolvido há 10 anos por Fernando Sardo, no núcleo da Luteria da instituição, com foco nas linguagens de luteria experimental e tradicional, arqueteria, música, artes cênicas e artes visuais.
Voltado principalmente para o canto coral, pífaro, percussão corporal, uso do Instrumental Sardo e composição autoral, aliados as atividades lúdicas da luteria experimental, que é a construção de instrumentos por meio de material reciclado, o projeto impacta diretamente 2.600 pessoas, sendo 2000 crianças nas vivências de sensibilização e 600 adolescentes e jovens nas oficinas formativas de capacitação profissionalizantes.
O projeto tem o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, estende-se neste ano de 2023 para as cidades de Mossoró (RN) e São Paulo (SP), com o apoio da PetroReconcavo, Frezenius Kabi, Grupo Roca, Grupo FAN, Rohr, Assem-NPBI e Wills Corretores, contando também com o suporte institucional da UFC e Camerata de Cordas.
Para além das fronteiras
A linguagem pedagógica utilizada para o projeto em Mossoró, oferece o segmento pedagógico “Musicalizando com Crianças”, desenvolvido com ações permanentes para 250 crianças matriculadas na Educação Infantil da UEI Proinfância Elineide Carvalho Cunha e na Escola de Ensino Fundamental José Benjamim, por meio de parceria institucional com a Prefeitura de Mossoró. O projeto também realiza vivências de sensibilização com outras 750 crianças, totalizando 1000 beneficiados no total.
Já em São Paulo, o trabalho tem a parceria do LAR Benção Divina, organização social que desenvolve um trabalho social de referência há mais de 60 anos, e inicialmente atende 120 crianças em caráter permanente com o programa pedagógico e de sensibilização.
As ações do A Voz do Olhar são registradas em catálogo, vídeo institucional e prevê também um espetáculo, colaborando na preparação, no aperfeiçoamento das pessoas, na produção e difusão cultural. “Queremos contribuir para a existência de escolas públicas abertas, com formação integral, sensíveis para a arte, ao inspirar e estimular a sensibilidade das crianças por meio de atividades que estimulem a criatividade, e na produção de instrumentos musicais com materiais reciclados, contribuindo também para um mundo mais sustentável. Queremos espalhar a nossa semente do bem e ajudar a propagar a arte”, explica Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.
Tapera das Artes – Uma Escola da Vida
Completando em 2023 seus 40 anos de existência, a instituição Tapera das Artes é uma escola de vida, trazendo a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes. Localizada em Aquiraz, no Ceará, oferece na sua grade curricular pedagógica 12 modalidades de ateliês de música, para um público permanente de 1.500 crianças e adolescentes em um programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas de Aquiraz e também 1000 crianças impactadas no Rio Grande do Norte e 120 crianças em São Paulo, todas proveniente de famílias em situação de vulnerabilidade social. A instituição tem o patrocínio do Grupo Acal na implantação de seu programa de Fortalecimento da Governança, dirigido pela Fundação Dom Cabral.