Prefeitura de Fortaleza e CREA-CE articulam parceria para compensação da emissão de gás carbônico
Com a finalidade de realizar compensação em virtude da emissão de gás carbônico (CO²), será feito plantio de mudas nos parques públicos municipais
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), articula uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) com a finalidade de realizar compensação em virtude da emissão de gás carbônico (CO²) pelas atividades administrativas desempenhadas pelo Conselho, com base em métodos existentes para cálculo. A ideia inicial é plantar mudas de espécies nativas nos parques públicos municipais administrados pela UrbFor, mas outras formas de compensação também estão em estudo.
A construção civil é reconhecida como uma das atividades de maior pegada ecológica em nosso planeta. Segundo dados das Nações Unidas, a construção consome 40% de toda energia, extrai 30% dos materiais do meio natural, gera 25% dos resíduos sólidos, consome 25% da água e ocupa 12% das terras. Infelizmente, a construção também não fica atrás quando se trata de emissões atmosféricas, respondendo por 1/3 do total de emissões de gases de efeito estufa.
Atividades do nosso dia-a-dia , como as desempenhadas no trabalho, são responsável por emissões pontuais destes gazes. A execução de obras, por exemplo, é capaz de lançar na atmosfera algumas toneladas de CO², mesmo sem se tratar de um processo industrial. O presidente do Crea-CE, Emanuel Mota, esclarece que a ação de compensação em parceria com a UrbFor é uma iniciativa que visa sensibilizar as construtoras a adotarem ações sustentáveis. “A pesar de o Crea-CE não executar obras diretamente, ele fiscaliza a atuação do profissional de engenheiros e técnicos que projetam e excutam obras. Queremos com essa ação, sensibilizar por exemplo”, ressalta Emanuel Mota.
Por isso é fundamental que a sociedade como um todo tome atitudes que contribuam com a diminuição das emissões de Gases causadores do Efeito Estufa (GEE), principal fator intensificador do aquecimento global, como por exemplo, indo a lugares a pé ou de bicicleta quando possível, plantando uma árvore, usando produtos reciclados ou recicláveis, diminuindo o número de sacolas plásticas e etc.
Para o superintendente da UrbFor, Regis Tavares, a parceria indica uma preocupação cada vez maior com a questão ambiental. “Parcerias como essa proposta pelo Crea-CE são sempre muito bem-vindas, porque demonstram ações proativas em prol da sustentabilidade ambiental, nesse caso contribuindo diretamente com o aumento da cobertura vegetal da nossa cidade, a partir do plantio de mudas de espécies nativas nos nossos parques públicos municipais”, comemora Regis Tavares.
O termo de cooperação técnica entre as duas instituições, com o detalhamento das ações deve ser assinado nas próximas semanas. Logo após a formalização da parceria, serão iniciados os plantios.