Preservação do meio ambiente
Mesmo sem as condições necessárias, as MPI’s têm buscado maneiras de reduzir o impacto ambiental, para tentar aumentar a competitividade. Segundo o estudo, a avaliação das micro e pequenas indústrias diante dos desafios ambientais e climáticos é que 12% delas fazem mais do que podem e 44% fazem o que podem para preservar o meio ambiente de forma geral. Outras 28% avaliam que fazem menos do que podem ou nada (14%) pelo tema.
Combate aos efeitos das mudanças climáticas
Uma outra parcela (8%) avalia que as micro e pequenas indústrias estão fazendo mais do que podem ou o que podem (40%) para combater os efeitos das mudanças climáticas. Em contraponto, 27% acreditam que estão fazendo menos do que podem ou nada (20%) em relação a esse assunto.
Produtos mais sustentáveis
Quando perguntados sobre a fabricação de produtos mais sustentáveis, 15% afirmam estarem fazendo mais do que podem ou o que podem (42%). Outras 27% admitem fazer menos do que podem e 13% não estão fazendo dada.
Tecnologias verdes
Ainda segundo a pesquisa, 13% das MPI’s afirmam que fazem mais do que podem para desenvolver tecnologias verdes e 41% dizem que fazem o que podem. Outras 30% fazem menos do que podem ou nada (13%). Veja o gráfico a seguir: