Dívidas atrasadas das PMEs brasileiras somam R$ 88 bilhões em outubro, segundo estudo da Serasa Experian

5,4 milhões de micro, pequenas e médias empresas estavam inadimplentes, com pelo menos 7 dívidas não pagas por cada uma delas. Para sair do vermelho e voltar a conseguir crédito de qualidade, empresários precisam aproveitar o momento para traçar novas estratégias de vendas, renegociar contas e cuidar da saúde financeira dos negócios
De acordo com estudo da Serasa Experian, a inadimplência atingiu 5,4 milhões de micro, pequenas e médias empresas em outubro deste ano, representando um volume de quase 40 milhões de dívidas e um montante de cerca de R$ 88 bilhões. Mesmo com um cenário bastante desafiador, é importante que as empresas aproveitem o momento para tentar se livrar da inadimplência e entrar 2022 com novas estratégias para potencializar o negócio. Ter conhecimento do score da empresa também é uma atitude necessária para entender como ela está sendo vista pelo mercado na hora de buscar crédito ou negociar com fornecedores. Na Serasa Experian, a autoconsulta de score do CNPJ pode ser feita de graça, neste link.

Segundo o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero, o crédito faz a roda da economia girar e é extremamente importante para o bom funcionamento dos negócios, desde que o seu uso seja consciente e controlado. “Crédito significa confiança e as instituições tendem a confiar nas empresas que elas conhecem melhor, por isso, ter uma boa reputação no mercado aumenta a chance de fazer melhores negócios. O score é uma das ferramentas mais utilizadas no mercado para definir a concessão de crédito, então, é essencial que o empresário crie o hábito de saber e acompanhar o score da sua empresa para entender como ela é vista no mercado e assim administrar melhor as finanças, aumentando as chances de conseguir crédito mais barato e boas negociações com parceiros e fornecedores”, diz Genero.

Diante de tantos desafios, os donos de negócios têm a valiosa missão de conhecer a fundo e cuidar da área financeira da empresa, tendo controle sobre o fluxo de caixa, renda extra para períodos de emergência, metas estabelecidas e acompanhando de resultados. Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a pandemia, o aumento da inflação e as altas taxas de juros estão dificultando a administração dos negócios, mas é fundamental que o empresário tenha se programado para aproveitar o ingresso do 13º salário na economia e as vendas de fim de ano para ganhar fôlego e recuperar parte da receita. “Isso porque em 2022 o cenário econômico continuará bastante desafiador, exigindo ainda mais das PMEs boas iniciativas para conseguir enfrentar o período de altos e baixos com mais preparo e segurança”, diz o economista.

O Serasa Score 2.0 usa a inteligência artificial e combina os dados do Cadastro Positivo com a maior base de negativações do mercado brasileiro. O resultado é um score sempre aperfeiçoado e mais preciso, que acompanha as mudanças do cenário econômico. Além da autoconsulta gratuita de Score que a Serasa Experian disponibiliza para ajudar os empresários, também é possível acompanhar de graça e em tempo real a carteira de clientes, fornecedores e parceiros comerciais, monitorando até 20 documentos. Com o monitoramento, o empresário terá conhecimento sobre a saúde financeira e a credibilidade da outra empresa para decidir e tomar melhores decisões. Para conferir mais informações sobre este benefício e outros serviços gratuitos da Serasa Experian, acesse:

https://empresas.serasaexperian.com.br/campanhas/gratuidades-serasa-experian

Serasa Experian e Sebrae disponibilizam plataforma de conteúdo gratuito
Para contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas, a Serasa Experian e o Sebrae criaram a plataforma Aprenda, na qual donos de negócios podem se beneficiar com diversos conteúdos gratuitos sobre gestão financeira, acesso a crédito, cobrança, entre muitos outros temas. Para conferir, acesse: www.aprendaserasasebrae.com.br

Sobre a área de PME na Serasa Experian
Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das micro, pequenas e médias empresas brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger o negócio, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área promove uma série de conteúdos e webinars gratuitos, auxiliando os empresários a encontrarem oportunidades e enfrentarem os desafios do mercado.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar