O folheto de política da literatura de cordel é tema de livro a ser lançado na Biblioteca do Estado

A obra discute a poesia-reportagem como alternativa ao jornal e analisa poesias-reportagens sobre a destituição da presidente Dilma Rousseff
O livro Política e Literatura de Cordel – o folheto de política como mídia informativa alternativa, popular e contra-hegemônica (RDS, 2022, 352 p.), do jornalista e pesquisador Alberto Perdigão, será lançado, nesta quinta-feira (13), às 18 horas, com um recital de poesias-reportagens. A obra é uma coletânea de 12 artigos que resultaram de uma pesquisa inédita sobre o folheto de temas políticos, realizada entre 2016 e 2021. O livro e o autor serão apresentados pelo poeta-repórter Otávio Menezes. O prefácio é da médica e cordelista eleita presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Paola Torres.
Dois dos capítulos analisam a narrativa de oito folhetos de autores nordestinos, publicados no Ceará, durante o processo de destituição da presidente Dilma Rousseff – “Golpe ou impeachment?”, indaga o autor na capa do livro. Os autores da amostra são Otávio Menezes, Guaipuan Vieira, Gerardo Pardal e Chico Fábio, de Fortaleza; Abraão Batista e Hamurábi Batista, de Juazeiro do Norte; Nezite Alencar, do Crato; e Mestre Bule-Bule, de Camaçari (BA). O livro traz ainda a íntegra das poesias analisadas e o rol de mais de 600 títulos colecionados por Perdigão, durante a pesquisa.
Informação com rima e métrica
“São mistos de notícia e de editorial perfeitos na rima e na métrica, e impecável do ponto de vista da narrativa jornalísitica”, afirma o autor. Os artigos foram publicados em anais de congressos e em revistas científicas. “É um livro para quem gosta de política e de jornalismo, de comunicação popular e de literatura de cordel, e que reivindica um lugar para o folheto de política na academia”, completa. A obra homenageia três pesquisadores da literatura de cordel já falecidos, que contribuíram com a pesquisa: Joseph Luyten, falecido em 2016, Gilmar de Carvalho (2021) e Arievaldo Viana (2021).
O autor
Alberto Perdigão nasceu em Fortaleza, é jornalista, mestre em políticas públicas e sociedade, e pesquisa sobre o folheto informativo da literatura de cordel, com ênfase no tema política. Atua como editor, apresentador e repórter em programas de jornalismo popular, e como professor de comunicação comunitária e alternativa, na Universidade de Fortaleza. É autor dos livros Comunicação Pública e TV Digital (EdUece, 2010 – dissertação de mestrado), Comunicação Pública e Inclusão Política (RDS, 2014 – artigos jornalísticos) e Únicos (Editora Radiadora, 2021 – poesias).
Venda antecipada
A pesquisa e a impressão de Política e Literatura de Cordel não tiveram financiamento de bolsa ou edital. O autor colocou a obra na plataforma de financiamento coletivo abacashi.com. Contribuições de R$ 60,00 são compensadas com um exemplar entregue sem taxa em qualquer lugar do país. Para cada novo exemplar incluído, o colaborador recebe grátis uma xilogravura do poeta e xilógrafo Hamurábi Batista, de Juazeiro do Norte (CE). A plataforma pode ser acessada em: https://abacashi.com/p/politicaliteraturacordel.
Ficha
Formato: 15cm x 21cm.
Miolo: 352 páginas.
Capa: Rafael Limaverde.
Ilustração da capa: Hamurábi Batista
Diagramação: Etevaldo Meneses
Impressão: RDS Gráfica e Editora
Papel: Pólen 80 gramas
ISBN: 978-65-88668-36-8
Contato com o autor
Telefone/WhatsApp – (85) 99988.8638.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar