Instituto Myra Eliane amplia horário de visitação ao Memorial Edson Queiroz e destaca últimos dias da mostra “Presidentes”

O maior tempo em funcionamento proporciona ao público mais oportunidades de conferir as atividades culturais gratuitas, como a exposição fotográfica “Presidentes”, em cartaz até 16 de agosto.

 

O Instituto Myra Eliane, entidade sem fins lucrativos com foco na promoção da educação e cultura, ampliou o horário de funcionamento do Memorial Edson Queiroz, equipamento cultural do instituto localizado na cidade de Cascavel (CE), Região Metropolitana de Fortaleza. A partir de agosto, o Memorial estará aberto ao público de terça a sexta-feira, das 8h às 18h; e aos sábados e domingos, das 8h às 14h.

 

Desse modo, as pessoas terão mais tempo para conferir as atividades fixas e periódicas, como a exposição “Presidentes”, realizada pelo Instituto Myra Eliane em parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF). A mostra está em cartaz até 16 de agosto, com visitação gratuita.

 

“Estender o tempo de abertura ao público é mais um passo nesse nosso objetivo de promover o acesso gratuito da população à arte e à cultura, como meio de contribuir com a cidadania. Então, convido a todos para visitar ou revisitar o Memorial e, em especial a atração em cartaz que é a exposição ‘Presidentes’, muito importante sob o olhar fotográfico e histórico”, afirma Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.

 

“Presidentes” sob novos olhares

Em exibição até 16 de agosto, a exposição “Presidentes” reúne cerca de 50 fotografias que retratam a vida pública e privada de ex-presidentes brasileiros, como Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Jânio Quadros, João Figueiredo e outros, capturadas pelas lentes de fotógrafos como Jean Manzon, Orlando Brito e Luiz Carlos Barreto. Além de lançar luzes sobre o período de cada governo, a mostra também levanta reflexões, como: “É possível ter vida privada sendo a principal figura de um país?”, discutindo a importância do fotógrafo na construção de imagem de uma pessoa pública. As obras fazem parte da Coleção Paula e Silvio Frota e a exposição tem curadoria do MFF.

 

“Presidentes” marca a chegada do Museu da Fotografia Fortaleza à cidade de Cascavel e faz parte da política de promover o acesso à arte da fotografia. “Mais do que divulgar a fotografia, a nossa missão é sair da sede e levar o museu para outros espaços, partilhar conhecimento e promover formação para os jovens”, afirma Silvio Frota, diretor e idealizador do MFF.

 

SOBRE O INSTITUTO MYRA ELIANE

O Instituto Myra Eliane é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2016, em Fortaleza (CE), que tem como propósito “transformar vidas através dos Valores Humanos”. Atua na promoção da Educação Infantil com base nos Valores Humanos, na formação de jovens e adultos, além de ofertar ações culturais gratuitas para a população. A entidade conta com equipamentos próprios, onde desenvolve as atividades de educação e capacitação profissional – o Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso; o Centro de Formação Yolanda e Edson Queiroz (CENFOR); e os espaços de fomento às artes – Memorial Edson Queiroz (Cascavel-CE) e Espaço Cultural Arandu (Caucaia-CE).

 

SOBRE O MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA

Inaugurado dia 10 de março de 2017, o MFF mantém dois andares de acervo fixo e um outro que recebe exposições temporárias. No local, realiza ainda uma série de ações para divulgar novos talentos e promover a fotografia, a partir de cursos, visitas, oficinas e workshops voltados para artistas, estudantes e educadores.

 

Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o MFF mantém os projetos Museu em Rede, Museu nos Bairros e Museu no Interior, que já visitaram diversas comunidades, levando teoria e prática acerca do mundo da fotografia. O equipamento possui uma equipe educativa formada por alunos dos cursos de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor); de pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Há ainda estágios com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.

 

O Museu da Fotografia Fortaleza mantém parceria com as Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e das Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

SERVIÇO

Exposição “Presidentes”

Período em exposição: até 16 de agosto (quarta-feira)

Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 8h às 18h; sábados e domingos, das 8h às 14h

Local: Memorial Edson Queiroz, à Rua Crispin Teixeira, S/N, Praça Nossa Senhora do Ó, Cascavel (CE)

Contato: (85) 2181.6339

Entrada gratuita

Agendamento de grupos: contato@memorialedsonqueiroz.com.br ou (85) 2181.6339

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar