Golpes na Black Friday: saiba como se proteger
A Black Friday é um prato cheio para os golpistas, uma vez que o número de compras online aumenta significativamente nesta época do ano.
Segundo Renan Barcelos, Head de Segurança da Informação da RTM, devemos estar sempre atentos a super ofertas, pois não existe almoço grátis.
“Nesta época do ano o número de golpes é elevado por conta da oportunidade que os criminosos cibernéticos possuem, pois a data propicia as compras.”
Na Black Friday do ano passado, o Reclame Aqui registrou 12.141 reclamações, uma alta de 30% em relação a 2022. A data do evento é na última sexta-feira de novembro e ocorre no Brasil desde 2010. Muitos comerciantes antecipam o momento e oferecem descontos o mês inteiro.
Pesquisas do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo, o Ibevar, mostram que nos primeiros anos do evento no Brasil havia muita desconfiança entre os consumidores e ainda hoje o sentimento tem algum fundamento.
Alguns lojistas desleais aumentam os preços na véspera do evento para anunciar descontos mais vantajosos do que realmente são. O ideal é pesquisar preços em mais de uma loja.
É preciso ficar atento à mudança de preço no carrinho de compras. Para despertar o senso de urgência no consumidor, o lojista pressiona o cliente a fechar rapidamente a compra. O consumidor pode cair no golpe do preço original, sem o desconto aplicado.
Outra questão que deve estar no radar dos consumidores é o preço do frete para entrega dos produtos comprados em lojas online. Em alguns casos, o frete fica mais caro do que o produto.
Confira algumas outras dicas para ficar atento nas compras da Black Friday:
· Pesquise o CNPJ e o histórico da empresa que comercializa pela internet e nas lojas físicas antes da compra;
· Verifique selos e certificados de segurança na página;
· Não clique em links de e-mails promocionais não solicitados ou de sites em que você não é cadastrado;
· Dê preferência ao cartão virtual em vez de físico em compras online;
· Monitore o valor do produto que deseja com antecedência pra evitar falsas promoções;
. Exija sempre nota fiscal;
. Desconfie do produto se estiver muito barato.