Festival Alberto Nepomuceno lança produtos digitais e inicia série de grafites

Após a realização presencial da 10ª edição do Festival Alberto Nepomuceno – FAN, em março último, o Festival amplia alcance com produtos digitais. FAN Podcast e FAN Acervos mostram bens culturais públicos no Ceará. Nas extensões do festival de artes para todas as idades, o FAN podcast abre com o primeiro episódio em torno do tema “Rendas e Rendeiras”, já disponível no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts.

O FAN Podcast “Rendas e Rendeiras” tem roteiro e narração da jornalista Izabel Gurgel, em torno do acervo de rendas do Museu Arthur Ramos, abrigado na Casa de José de Alencar, em Fortaleza. No episódio seguinte, o jardim de Burle Marx no Theatro José de Alencar é o assunto da conversa entre Izabel Gurgel, colaboradora da programação artística do FAN, com a arquiteta e urbanista Fernanda Rocha, estudiosa da obra de Burle Marx em Fortaleza.

Diretora do FAN, Cris Queiroz pontua: “o Festival tem como intuito maior despertar o interesse por acervos públicos do Ceará”. Ela complementa que as ações digitais “tornam o FAN  ainda mais acessível e plural”. As ações presenciais do 10º Festival Alberto Nepomuceno aconteceram em Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Itapipoca – no assentamento Maceió e na Barra do Mundaú, junto ao povo Tremembé.

Grafite

Mulheres artistas deram o tom da programação do Festival em 2023. Incluindo pioneiras, mulheres que abriram caminhos para outras mulheres no campo artístico.

Três delas estiveram na Escola do Campo Maria Nazaré de Souza, a Nazaré Flor, no Assentamento Maceió, Itapipoca, em atividade do FAN, e ficaram tatuadas na escola.

Francisco Matias Moura, o Fico, ex-aluno da escola e artista, pintou um painel inspirado no encontro da DJ Renatinha e das atrizes Ni de Souza e Zilda Torres, primeiras mulheres a atuarem como DJ, como Mateus no Reisado e em teatro de bonecos no Ceará. Fico fez a pintura a partir do registro fotográfico de Luiz Alves. A pintura celebra também um grupo de mulheres fiandeiras do lugar, mulheres artesãs que atuaram na luta pela terra.

O Festival Alberto Nepomuceno – FAN é uma realização da Vagalume Produção Cultural e Comunicação, com agradecimentos à Enel e o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do edital Mecenas.

Saiba mais sobre cada produto digital do Festival:

FAN Acervos

No formato em vídeo, o FAN Acervos tem como objeto de vislumbre inaugural o Instituto Sérvulo Esmeraldo – ISE. Aberto em 2022, o ISE é um museu instalado na casa-ateliê do artista, em Fortaleza. Curadora de artes visuais e presidenta do ISE, Dodora Guimarães apresenta o acervo. É um convite para um passeio pela vida & obra do mestre.

FAN Cursos

O Festival Alberto Nepomuceno lança um curso virtual em módulos para apreciações de música instrumental. A Professora Dra. Liu Man Ying intensifica a sua atuação no FAN, ampliando as atividades de formação que ela já vem realizando nas edições recentes do evento.

Além de concertos de forte perfil didático e de conversa direta com a plateia, a professora de violino e viola da UFC, apresenta durante o curso um panorama da música de concerto no Ocidente, contemplando pessoas interessadas em viver mais e melhor uma das possibilidades da produção de música no mundo. Em 10 módulos, o curso inicia abordando “Porque a música é necessária ao ser humano”, que em breve estará disponível no youtube do Cine Teatro São Luiz  (https://www.youtube.com/c/cineteatrosaoluizfortaleza), trazendo ainda uma lista de indicação de leitura básica sobre a temática abordada.

 * Mais informações: nos perfis do Instagram @fanfestival.ce e @soufanfestival

-> Link para o Spotify FAN Podcast Rendas e Rendeirashttps://open.spotify.com/episode/2HpyUvv6ZsU8NHGZhF2XSd.

-> Entrevistas e outras informações sobre o FAN com Cris Queiroz (direção e produção) e Izabel Gurgel (jornalista colaboradora da programação artística).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar