Expedição Fartura chega ao Ceará para conhecer as tradições da gastronomia local, em parceria com o Senac

CURADORA CAROLINA DAHER DESBRAVA CIDADES ACOMPANHADA DOS CHEFS JOÃO LIMA E IVAN PRADO EM BUSCA DE INGREDIENTES, PERSONAGENS E HISTÓRIAS QUE SE TORNARÃO UMA WEBSÉRIE

O Projeto Fartura – Gastronomia do Brasil, que realiza festivais em todo o país, tem seu ponto de partida em expedições de pesquisa, nas quais curadores vão em busca de ingredientes, produtos, personagens e, principalmente, histórias. E até o dia 7 de novembro, a Expedição Fartura estará no Ceará a fim de dar visibilidade a tradições da gastronomia local.

Em parceria com o Senac Ceará, e sob o comando da curadora Carolina Daher e dos chefs João Lima e Ivan Prado, o objetivo desta viagem é mostrar em âmbito nacional os valores culturais do estado por meio da gastronomia, apresentar os processos produtivos dos ingredientes, dos pratos regionais e contar as histórias dos personagens envolvidos. Todo o processo é registrado em vídeo e se transformará em uma websérie a ser transmitida nos canais digitais do projeto.

“O Ceará tem feito um trabalho muito bonito dentro do resgate e da valorização da gastronomia local, existem vários projetos incentivando este setor. Pra nós é uma honra conhecer produtores que estão fazendo a diferença, realmente, nessa história. Vamos para lugares não tão conhecidos do grande público, uma produção de cogumelos, outra de café e até uma de queijo. Depois vamos até o Cariri contar a história de uma festa cultural e religiosa que acontece lá, a Renovação, que foi muito difundida pelo Padre Cícero. E, é claro, envolve a culinária, os rituais da cozinha, de receber os vizinhos, dividir o alimento. Vamos até uma família que vai contar um pouco sobre como é essa festa e os pratos que ela prepara durante esse período festivo”, conta a curadora Carolina Daher.

Para mostrar a fundo cultura alimentar do Ceará, a Expedição Fartura vai a lugares que mantêm essa tradição e desembarca em Mungulu para conhecer o café do Sítio São Roque; passa pela fazenda Cogumelos Guaramiranga, pra saber mais do shimeji nativo; a parada seguinte é a Quixeramobim, onde visita a produção do Queijo do Tonho. Seguindo viagem, a comitiva vai até Juazeiro do Norte e Santana do Cariri para conhecer a Festa da Renovação.

Os bastidores são mostrados nas redes sociais do Projeto Fartura e, em breve, o público poderá conferir a websérie sobre as descobertas da Expedição Fartura no Ceará.

Fartura – Expedição Ceará – Foto Carolina Daher (4)

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL

A Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em:

Expedições Fartura: viagens que já percorreram mais de 90,5 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.

Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.

Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e Lisboa. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas em seus eventos físicos, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais. Em 2020, aconteceram três eventos on-line: o Fartura Digital Belo Horizonte, com uma audiência de 7 milhões de pessoas; o Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes, com audiência de mais de 6 milhões de pessoas e o Festival Fartura Du Brasil, simultâneo em São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, Belo Horizonte e Brasília, com uma audiência de 9 milhões de pessoas. Em 2021 o festival passou a ser híbrido, levando 20 mil pessoas para Tiradentes na 24ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. O sucesso foi tanto que em seguida a plataforma realizou o único evento gastronômico simultâneo em todas as regiões do Brasil, com uma vasta programação on-line e ações físicas em seis capitais: Belo Horizonte, Belém, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo. O evento contou com 40 jantares presenciais nessas cidades e a participação de mais de 120 chefs.

Fartura – Expedição Ceará – Foto Carolina Daher (3)

Mais informações:

https://www.farturabrasil.com.br/

https://www.instagram.com/farturabrasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar