Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Evento sobre revisão do Regulamento de Direitos do Consumidor

Manifestações da sociedade trataram dos principais pontos da proposta sob óticas dos consumidores e das prestadoras de serviços

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou nesta terça-feira (9/2) um evento virtual para discutir com a sociedade a proposta de revisão do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). A sessão, coordenada pelo superintendente de Planejamento e Regulamentação, Nilo Pasquali, contou com a assistência de cerca de 250 pessoas e teve 15 manifestações de instituições públicas e privadas.

Objeto da Consulta Pública nº 77/2020, a proposta da Agência trata pontos do Regulamento identificados como passíveis de aprimoramento, mantendo a segurança jurídica e os avanços já conquistados pelos consumidores e tornando-o mais efetivo e coerente. A revisão considera, entre outras, as premissas de não regredir em direitos dos consumidores; melhorar as atividades de acompanhamento e controle; reduzir custos regulatórios; e desenvolver prestadoras regionais.

Sobre de revisão do RGC, o conselheiro relator do processo, Emmanoel Campelo, ressaltou que as propostas se mostram aderentes à necessária ampliação dos direitos dos consumidores dos serviços e apontam que ainda é possível avançar nesses direitos em relação às regras atuais. Segundo o relator, uma das novidades é a figura da oferta – que deverá refletir exatamente o que foi oferecido ao consumidor. “Além de trazer eficiência, transparência, praticidade e simplificação, as inovações se valem dos sistemas digitais para estimular a comodidade e a agilidade, bem como o consumo consciente”, afirmou.

O superintendente de Competição, Abraão Balbino e Silva, salientou a preocupação da Agência em garantir condições para que os consumidores possam usufruir dos serviços de telecomunicações da melhor forma possível. “O trabalho é fruto de discussões que tivemos para a modernização do arcabouço regulatório – principalmente na questão das ofertas aos consumidores”, explicou Balbino.

Segundo a superintendente de Relações com os Consumidores, Elisa Vieira Leonel, a Anatel tem avançado cada vez mais em uma regulação baseada em evidências. “Este Regulamento surgiu depois de muitos estudos, depois de uma construção que a Agência acumula a partir das pesquisas feitas com os consumidores e o diálogo com todos os atores envolvidos – prestadoras, Ministério Público, o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e o Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (Cdust), entre outros”, disse.

“Entre as novidades previstas, está a contratação 100% digital – desde que traga benefícios ao consumidor e adoção de medidas imediatas para que os consumidores consigam migrar para planos menores e mais vantajosos”, explicou o gerente de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo, Fábio Lucio Koleski. Em sua apresentação, o gerente enumerou os eixos sobre os quais a proposta foi elaborada: oferta e contratação; cobrança; atendimento e autorregulação – iniciativa das prestadoras de serviços que será acompanhada pela Anatel.

Contribuições e sugestões fundamentadas e devidamente identificadas à Consulta Pública nº 77/2020 devem ser encaminhadas, até 2 de março de 2021, por meio do formulário eletrônico disponível no Sistema de Acompanhamento de Consulta Pública (SACP), onde estão disponíveis informações detalhadas sobre a proposta, que também podem ser consultadas no Processo SEI nº 53500.061949/2017-68.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.