Evento de tecnologia debate uso de inteligência artificial no setor de Energia

Em parceria com a Microsoft, o encontro foi realizado pela Lanlink e Nexer no Rio de Janeiro

 

Com foco em inovação e transformação digital, a Lanlink, juntamente com a Microsoft e a Nexer, promoveram, nesta quinta-feira (23), um encontro com empresas do setor de energia para falar sobre as tendências tecnológicas que estão movimentando o segmento na busca por maior eficiência.

 

O encontro aconteceu no escritório da Microsoft no Rio de Janeiro e contou com a participação especial do Diretor de Inovação e P&D do Grupo Equatorial, Sérgio Araújo, que apresentou iniciativas e projetos inovadores da holding brasileira do setor de utilities e 3º maior grupo de distribuição do país em número de clientes.

 

A diretora e sócia fundadora da Lanlink, Cristina Boris, destaca a importância das ferramentas e soluções de tecnologia da informação para que as empresas brasileiras do setor energético acompanhem os avanços do mercado global. “Essa transformação digital e de inovação passa pela implementação de P&D e também na preparação para o plano de liberalização da energia, pois até o final dessa década o consumidor poderá escolher quem será o seu fornecedor de energia em casa, assim como escolhe a operadora de celular”, aponta.

 

Como case de solução da Microsoft no mercado de energia, foi apresentada, em conjunto com a Nexer, a estratégia Omnichannel utilizando Dynamics da Microsoft para atendimento ao consumidor no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).

 

Inteligência artificial na Energia

Seguindo uma das principais tendências de TI na atualidade, durante o evento, Michel Cessi, arquiteto de inteligência artificial da Microsoft, apresentou o Azure OpenAI e como essa tecnologia pode ser utilizada através das soluções Microsoft, inclusive para atendimento aos consumidores.

 

Além do ganho em produtividade no trabalho do dia a dia, como ajuda na correção de códigos de desenvolvimento e confecção de documentos, por exemplo, Cristina Boris aponta  que a Open AI pode ser utilizada nas mais diferentes áreas pelos colaboradores do setor energético. “O mais importante que foi apresentado é como o CHAT GPT pode ser incorporado dentro das soluções que atendem aos consumidores para facilitar esse atendimento, gerando menos tempo de espera por parte do consumidor na solução dos seus problemas”.

 

Sobre a Lanlink

 

Com o objetivo de ajudar os clientes a impulsionar seus negócios por meio da tecnologia, a Lanlink é uma empresa provedora de tecnologia da informação com 34 anos de atividade no Brasil. Em uma trajetória marcada por soluções e parceiros de excelência, conta com o apoio de mais de 1030 colaboradores e mais de 950 certificações técnicas em diversas tecnologias, além de sua operação ter certificado ISO 20.000-Gestão de Serviços de TI e ISO 37001- Sistema de Gestão Antissuborno. Eleita pela 5ª vez uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará e a 6ª na categoria de grandes empresas pelo prêmio GPTW- Great Place to Work.

 

Atua em todo território nacional com centenas de organizações públicas e privadas no desenvolvimento de estruturas de TI, Dados e Inteligência Artificial, Produtividade, Automação e Suporte Individualizado com ferramentas inovadoras e garantindo a segurança nos processos corporativos. Entre os parceiros estão os fabricantes mundiais líderes em tecnologia: Microsoft; IBM; Oracle; Lenovo; Huawei, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar