Especialistas apontam Brasil como melhor país para se investir agora

Investimento é sempre um tema que gera discussões e opiniões divergentes e muita gente se pergunta: vale a pena investir no Brasil? De acordo com um relatório da Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) divulgado em junho deste ano, o Brasil avançou três posições no ranking de investimento estrangeiro da ONU e foi o sexto país que mais atraiu investimentos estrangeiros diretos em 2021.

O empresário especialista em finanças, Lucas Battistoni e o investidor André Janeiro Dias expuseram suas perspectivas sobre o assunto.

“Concordo com a ideia de que o Brasil é um bom lugar para se investir. Sobretudo, se pensarmos como pessoas de fora do nosso país. Olhando como o estrangeiro, podemos perceber que o Brasil está muito barato, já que a bolsa de valores sofreu muito”, iniciou.

Conforme o empresário, o país tem boas empresas e tem um mercado consumidor gigantesco, sendo, inclusive, o principal país da América do Sul.

“O Brasil está em um dos momentos mais baratos da história para quem quer investir e, a princípio, é um bom país, que passa por um momento muito ruim, mas que tem uma tendência muito forte de se recuperar”, informou.

O investidor André Dias afirmou que considera o Brasil, nesse momento, mais atrativo para os investidores do que o exterior.

“O Brasil enfrentou melhor a situação da inflação frente a uma grande parte do mundo. Enquanto a Europa e os Estados Unidos acharam e passaram para os investidores que a inflação estava controlada no seu território, o Brasil se antecipou. Então, nós saímos de uma taxa muito próxima de 2% e agora estamos com 13.75%, mas também nos antecipamos ao movimento de alta de juros. Começamos a subir a nossa taxa de juros de forma antecipada porque já prevíamos o impacto da pós-pandemia e o que deveria acontecer com a inflação não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, explicou.

Ainda conforme André, além do efeito da pandemia, onde os governantes precisaram injetar dinheiro para manter a economia funcionando, o mundo inteiro passava por um lockdown, onde não se produzia, nem vendia. Mesmo com muitos questionamentos sobre a quantidade de dinheiro sendo aplicada pelos países, não era possível saber o que ia acontecer.

“Então, quando abrimos portas e saímos de lockdown, a nossa primeira batalha foi contra a inflação. Soma-se a isso, a questão que a Rússia entrou em guerra com a Ucrânia e claramente vimos uma alta rápida no petróleo. Quando o petróleo sobe, sobem todos os combustíveis e com eles, a cadeia de suprimentos, de transportes (…) De tudo”, pontuou.

No cenário atual, tanto para Lucas, quanto para André, o Brasil está um pouco mais à frente e pode ser um bom local para investidores estrangeiros.

“O Brasil hoje está a um ponto de começar a controlar a inflação e voltar estimular a economia, enquanto a Europa e os Estados Unidos estão começando trabalhar para recuperar a economia e a baixar inflação”, finalizou André.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar