Entrevista com o empresário Paulo Neime
O que é preciso saber para vender bem? Qualquer pessoa pode ser vendedor(a)? Conversamos com o empresário, coach e palestrante Paulo Neime que trabalha há mais de 25 anos na área de vendas e ele deu várias dicas para quem atua ou pretende atuar na área. Confira:
Quais características essenciais um bom vendedor deve ter?
É fundamental para qualquer vendedor, ser empático, atencioso, saber ouvir e principalmente perguntar, ter conhecimento e domínio do produto ou serviço que está vendendo, essas características são básicas e essenciais, porém saber se comunicar na linguagem verbal e não verbal, faz uma enorme diferença.
Para ser um bom empreendedor é preciso ser um bom vendedor?
Na verdade, todos nós somos vendedores, à medida que convencemos alguém a fazer alguma coisa, ou nos apresentamos para alguém, demonstramos um produto ou serviço, considero que tudo é um processo de venda, principalmente a nossa imagem
Há profissionais de RH que alegam que recebem bem mais currículos de vagas para recepcionista do que para vendedor. Porque algumas pessoas têm medo de arriscar na área de vendas?
O principal objetivo de qualquer empresa é Lucro, é isso se obtém através da venda, com isso, passa a ser a área da empresa com maior visibilidade e temida pelos profissionais, porque quando o profissional não atinge os números desejados pela organização, ele corre o risco de ser substituído.
Vender é um dom ou é uma habilidade que toda pessoa pode desenvolver?
Qualquer habilidade pode ser desenvolvida. No meu treinamento Explosão de Vendas, abordo a importância de Mindset (atitudes mentais), de que podemos desenvolver essas habilidades como quaisquer outras.
Há produtos mais difíceis de vender do que outros ou tudo depende da habilidade do vendedor?
Eu digo que todo e qualquer cliente compra por uma necessidade, ou seja; sair do estado atual e ir para um estado desejado. No meu vocabulário não uso a palavra difícil, considero que, existem produtos ou serviços que são desafiadores, porém com técnicas desenvolvidas se tornam bem mais fáceis de se vender.
Como o coaching pode ajudar um profissional de vendas a ter mais destaque?
O processo de coaching acima de tudo é um autoconhecimento de nossas crenças, limitações, desejos e necessidades. Essa descoberta é a base para entendermos que somos os resultados de nossas ações. Na proporção que entendo, quanto mais eu colocar energia, foco, determinação naquilo que me proponho, o resultado aparece, e com uma velocidade incrível.
Todo profissional, mesmo que não atua diretamente na área de vendas, deve saber vender sua própria imagem. O coaching também pode ajudar nesse processo?
O coaching, assim como a PNL, são recursos maravilhosos que utilizamos em qualquer área das nossas vidas. Principalmente como utilizar a linguagem não verbal, que envolve imagem de uma boa apresentação pessoal, postura física firme, cabeça ereta e olhar de vencedor. Eu sempre pergunto a todos eles o seguinte; qual é a imagem que você quer que as pessoas tenham de você?
Alguns vendedores conseguem chegar ao cargo de gerente. Qual o diferencial para chegar lá?
Para tudo na vida se tem um proposito, tem um objetivo, e tudo depende de foco. Vou deixar algumas perguntas que irão ajudar compreender melhor.
Como você pode se tornar um gerente? As suas atitudes hoje como vendedor, te aproximam ou te distanciam da promoção de gerente? Quais os recursos você vem utilizando ou aprendendo para se tornar um gerente? Quais os cursos, livros e vídeos em sua área de atuação que você precisará obter para alcançar o cargo de gerente?
Se todos fizerem uma reflexão ao responderem essas perguntas, se torna bem mais fácil entender que é possível, observe que as pessoas que chegaram lá, pagaram um preço, tiveram foco.
Recentemente saiu uma pesquisa revelando que o Brasil ficou em penúltimo lugar sobre simpatia de vendedores. Em sua opinião, porque isso acontece?
As empresas precisam mais do que nunca investir em treinamento, principalmente hoje que todo aparelho de celular tem uma câmera e tudo é postado nas redes sociais
Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais de vendas?
Trabalhar nas objeções, desenvolver técnicas para poder persuadir o cliente, entender seus principais diferenciais e do seu concorrente.
Diante do aumento do desemprego, muitos profissionais mudaram de área e passaram a atuar como vendedores autônomos. Diante da concorrência, como esse público deve agir para obter destaque?
Utilizo algumas ferramentas como essas em meus treinamentos e mentorias;
Como princípio básico, é dominar o produto ou serviço que está ofertando, uma excelente comunicação verbal e não verbal, conhecer seus concorrentes e o que eles possuem de diferenciais, assim como quais são os seus também, definir uma meta que seja congruente e descobrir qual é o seu avatar (cliente ideal).
Qual a perspectiva para o mercado de vendas nos próximos anos?
Com a retomada da economia, a tendência é de aquecimento nas vendas, isso deve acontecer agora no segundo semestre, voltando a ter maior crescimento em várias áreas.
Se fosse dar um conselho para alguém que está começando no primeiro emprego como vendedor, o que diria?
Desenvolva habilidade e técnicas de vendas, domine o que você irá vender, conheça bem o seu concorrente, tenha um objetivo, procure se aproximar das pessoas que já possuem experiencias com vendas, e aprenda com elas, saiba perguntar como conseguiu seus objetivos, quais recursos foram utilizados.