Entenda se vale a pena comprar carro seminovo no Brasil

Você já se perguntou se vale a pena comprar carro seminovo no Brasil? A maior parte dos consumidores não se preocupa exatamente com isso, mas sim com a marca do automóvel (se é melhor comprar carros Chevrolet ou Fiat, Volkswagen ou Renault), com a potência (motor 1.0 turbo ou 1.4 aspirado?) e até mesmo os itens de série. No entanto, não há uma preocupação tão grande sobre o veículo ser novo, seminovo ou usado.

E deveria haver. O Brasil tem uma frota de carros bem antiga, com mais de 10 anos na média. Isso é ruim pois faz com que o trânsito brasileiro seja antiquado, fora das principais tecnologias do mercado. Por isso, vemos as inovações propostas pelas fabricantes sendo instaladas no país com uma década de atraso. Ou seja: só veremos as ruas dominadas por carros que hoje são topo de linha em tecnologia daqui há 10 anos. É muita coisa para esperar!

Uma maneira de rejuvenescer a frota é com um mercado ativo no setor de veículos seminovos. Mas será que vale a pena comprar carro seminovo no Brasil? Siga a leitura para descobrir!

Quais as vantagens dos seminovos?

Para saber se vale a pena comprar carro seminovo no Brasil ou não é importante avaliar os prós e contras dessa opção. Pesando os benefícios e os pontos negativos desse tipo de veículo, podemos chegar a conclusão se ele é o mais indicado para nós ou não.

A primeira e principal vantagem dos seminovos é que eles têm o melhor custo-benefício entre todos os tipos de carros do país. Ou seja: de um lado, eles têm o benefício dos automóveis novos, com o custo dos usados.

Explicamos:

Um automóvel para ser considerado seminovo deve ter, no máximo, 3 anos de idade. Essa é também a faixa de tempo em que um veículo sofre a maior parte da sua desvalorização. Ou seja: a diferença de perda de valor de um carro novo para um seminovo é muito maior do que a perda de um seminovo para um usado.

Ao mesmo tempo, um carro seminovo tem um desgaste muito pequeno. Praticamente não é necessário trocar nenhuma peça no veículo, no máximo peças como o filtro de ar e de gasolina, que são trocados constantemente.

Por causa disso, é possível encontrar automóveis seminovos completos, com todos os itens de série e opcionais, pelo mesmo preço (ou menor) do que um veículo de entrada novo.

E as desvantagens?

Nem tudo é perfeito em um automóvel seminovo, claro. Existem algumas desvantagens básicas em um veículo desse tipo.

A começar pelo fato de que seminovo não é novo, claro. Ou seja, por mais que o desgaste seja pequeno, ele existe. Por exemplo, um jogo de pneus pode durar entre 50 a 60 mil quilômetros. Um carro seminovo, que ande a média de 20 mil quilômetros por ano, pode ter 2,5 anos de idade e precisar de um jogo de pneus novo.

Além disso, os carros seminovos, por mais atualizados que sejam, não contam com as versões mais recentes das tecnologias dos automóveis lançados no Brasil. Seja como for, eles estarão sempre um passo atrás do estado de arte do mercado.

Vale a pena comprar carro seminovo no Brasil?

Considerando todos esses fatos mostrados, será que vale a pena comprar carro seminovo no Brasil? A verdade é que sim, vale a pena. Afinal de contas, o custo-benefício é muito alto para ser ignorado.

Por exemplo, por mais que um seminovo nunca esteja com a tecnologia mais atualizada do mercado e que precise trocar uma ou duas peças simples, ainda assim o custo dele é muito menor do que um carro novo.

Para se ter uma ideia, o preço atual do Onix hoje é de R$62.150,00 na sua versão mais barata. No entanto, o preço do Onix 2019 na Tabela Fipe é de R$42.885,00, quase R$20.000,00 a menos. É uma economia muito considerável. O preço do Onix 2019 completo, com todos os equipamentos que ele pode ter, é de R$60.000,00 na Tabela Fipe, ainda mais barato do que a versão básica de hoje. Ou seja: é ou não é mais vantajoso comprar seminovo?

E isso considerando um automóvel com pouquíssima necessidade de reformas ou de revisão.

Como deu para ver, vale a pena comprar carro seminovo no Brasil. Afinal de contas, esse tipo de automóvel traz o melhor equilíbrio entre custo e benefício para os consumidores. Por um lado, o veículo já perdeu a maior parte da desvalorização que ele vai sofrer ao longo do tempo. Por outro lado, ainda conserva as peças com pouquíssimo desgaste. No fim das contas, dá para comprar uma versão topo de linha seminova pelo mesmo preço de um carro de entrada 0km da mesma família.

E aí, qual a sua opinião sobre o assunto? Comente abaixo!

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