Promover um micro ou pequeno negócio começa com 3 ações práticas de Marketing, segundo especialista

Estar nas redes sociais, dominar o Whatsapp e firmar parcerias são essenciais para o sucesso; porém, contar uma história atraente vai conectar o seu potencial cliente com a sua solução.

Todo início de ano é sempre a mesma coisa: é preciso planejar o negócio para os próximos 12 meses. Os gurus de Gestão, Marketing e Vendas sempre tentam mostrar que essa tarefa é primordial – e, de fato, é –  e junto a isso tentam convencer que é simples estruturar um planejamento. No entanto, os micros e os pequenos empreendedores não têm o hábito de planejar e isso faz a tarefa se tornar algo quase impossível de ser colocado em prática pelos milhões de empreendedores que se enquadram nessa faixa da economia.

Por esse motivo, o especialista em Marketing e Vendas para Micro e Pequenos Negócios, Wagner Lima, decidiu simplificar essa atividade, afinal fata de planejamento é o top #1 de todos os rankings de motivos para um negócio quebrar rapidamente. “Sendo assim, é preciso planejar, mas isso deve ser algo simples e eficaz. O empreendedor precisa ter em mente o que realmente importa, afinal, tempo é um ativo escasso na vida desse perfil de empresário”, destaca.

Um planejamento de Marketing e Vendas prevê entre outros itens: definição de objetivos, metas, mercado, concorrência, público-alvo, geolocalização, análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), estratégias macro e micro, persona, plano de ação, análise orçamentária, canais, ferramentas de controle, cronograma de ações, e por aí vai. “É um mar de itens que não se colocam em prática na rotina de um micro ou pequeno empreendedor”, alerta Lima.

Por esse motivo, ele decidiu compartilhar uma receita simples de planejamento para iniciar 2023. “É óbvio que um plano completo é ideal. Mas precisamos ser práticos”, orienta. São 5 passos que precisam fazer parte da rotina do empreendedor, durante todo o ano de 2023. Abaixo, foi-se tomado como exemplo um pequeno negócio, como um mercado de bairro para ilustrar o plano.

  • Qual minha Meta Financeira?
    1. Faturar R$ 3 milhões, ao ano
      1. Ou seja, faturar em média, R$ 250 mil, por mês
    2. Hoje, faturo R$ 180 mil, por mês
      1. Ou seja, quase R$ 2,2 milhões, ao ano
    3. Crescimento de 36%. Pergunta: isso é possível? Eu já consegui isso no passado?
      1. Se sim, pegue as boas práticas
  • Hoje vendo pra quem? Pra quem mais poderia vender que ainda não vendo?
    1. Quantos clientes você atende por mês?
      1. Quantos clientes a mais você precisa atender para chegar na sua meta?
      2. Aqui você tem 2 caminhos?
        1. Aumentar o quanto cada cliente gasta em média no seu mercado
        2. Ou atrair clientes novos
  • O que posso fazer para vender?
    1. Criar um serviço novo que vai complementar o que já faço
    2. Aumentar o preço dos meus produtos, oferecendo mais valor ao cliente (não esqueça de analisar o preço dos seus concorrentes)
    3. Criar promoções-relâmpago / campanhas em datas comemorativas
    4. Oferecer benefícios e vantagens aos seus clientes
  • Quais os canais de comunicação que vou investir?
    1. Preciso investir em redes sociais?
    2. Vou fazer panfletagem em pontos importantes da região?
    3. Vou investir em carro de som, rádio, TV?
    4. Vou buscar parcerias com negócios complementares?
  • Quais são os indicadores que tenho que acompanhar toda semana?
    1. Quanto vendeu no mês? Qual foi a rentabilidade mensal?
    2. Quais produtos têm mais rentabilidade e os que têm menos?
    3. Quais produtos têm maior procura?
    4. Quantos novos clientes você teve, comparado com o ano anterior?
    5. Qual foi o tíquete médio de cada cliente?

Segundo Lima, com essas informações, é possível o empreendedor ter balizadores que vão fazer com que ele fique o tempo inteiro alerta com o que realmente importa. E a partir disso, ele vai poder agir de maneira precisa onde ele não está tendo resultado e fazer as correções necessárias. “Um dos grandes problemas da pessoa que não está acostumada com planejamento é que ela sempre pensa no todo. E pensar assim, além de dar muito trabalho, soa como complexo, difícil. O ideal é compartimentar, facilitar a análise no dia a dia. E aí cada empreendedor, vai criando a sua rotina”, pontua.

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