Energia solar proporciona eficiência energética e economia de até 15% na conta de luz

●     Cerca de 4% dos consumidores mineiros já utilizam energia solar e economizam na conta de energia usando fonte mais competitiva.

●      São consumidores que contribuem com o meio ambiente usando uma energia renovável.

●       Os clientes da Detronic também economizam em outras despesas por meio de um clube de benefícios, com descontos em lojas, serviços, produtos online, etc.

 

Os consumidores brasileiros buscam cada vez mais por alternativas de eficiência energética que reúnam dois princípios: fontes renováveis, como a energia solar, e alívio financeiro, com economia na conta de luz. Para auxiliá-los nessa tarefa, há diversas medidas recomendadas por especialistas.

A Detronic Energia, empresa de soluções em energia renovável, listou algumas ações que podem fazer toda a diferença.

●       Trocar todas as lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED.

●       Manter os aparelhos desligados da tomada quando não estão em uso.

●       Otimizar o uso de eletrodomésticos, como as máquinas de lavar roupa e louças, acumulando maior volume de itens.

●      Conservar o ar-condicionado com a manutenção em dia, trocar o filtro no período correto, além de não deixar portas e janelas do ambiente refrigerado abertas.

●    Dar preferência a aparelhos mais modernos e com o selo de eficiência Procel.

●       Evitar banhos quentes longos.

●       Aproveitar ao máximo a luz natural.

●       Utilizar energia solar.

“E quando falamos de eficiência energética, é possível fazer mais do que apenas evitar o desperdício de energia. O consumidor também pode optar por usar eletricidade de fontes limpas, como a solar. Além do aspecto sustentável, essa fonte proporciona economia”, acrescenta André Barreto, CEO da Detronic. Já são mais de 2,5 milhões de unidades consumidoras no País utilizando a energia do sol e conseguindo economizar com energia. Entre os clientes da Detronic, a economia chega a 15%.

A redução na conta de luz com o uso da energia solar é possível porque a fonte de geração se tornou uma das mais competitivas do País. Além disso, com a eletricidade fotovoltaica é possível ter liberdade de escolha, sendo uma alternativa além do mercado cativo: em que uma concessionária de energia tem o monopólio da região e fornece o insumo para o consumidor sem que ele possa escolher de qual empresa quer adquirir a eletricidade. Este mercado enfrenta um cenário de aumentos constantes nas contas de luz do Brasil inteiro, segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica. A Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE) calcula uma alta acumulada de 47% nas contas de energia dos brasileiros nos últimos cinco anos.

Em Minas Gerais, por exemplo, os consumidores enfrentam desde o final de maio uma revisão tarifária média de 15,55% nas contas de luz da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) – os mais de 340 mil consumidores que já utilizam energia solar terão esses impactos reduzidos, por conta dos benefícios da geração de energia para consumo próprio. Para aderir, é simples, basta optar pelo serviço por assinatura, de forma similar ao que já ocorre com os planos de internet e streamings.

“A forma como consumimos energia elétrica está mudando, o movimento é parecido com aquele que aconteceu com a telefonia no passado. O consumidor que antes só contava com serviços de uma empresa que detinha o monopólio da sua região, passou a poder contratar planos de companhias diversas,” conclui Barreto.

Além da redução na conta de energia e dos benefícios ambientais de utilizar uma fonte renovável de energia, a depender da empresa escolhida, essas pessoas têm outras vantagens, como descontos nas compras do dia a dia e cashback com clubes de benefícios que permitem oferecer ainda mais economia para o orçamento doméstico.

Um exemplo desses benefícios é o Clube Certo, disponível para consumidores da Detronic. Trata-se de uma plataforma que concede aos usuários descontos em farmácias, postos de gasolina, em lojas de produtos para os pets, em restaurantes e lojas de eletrodomésticos. São descontos em produtos do dia-a-dia e constantes nas despesas das famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar