Enem 2023: durante revisão para o exame, Bernoulli abordou tema sobre desigualdade de gênero e desafios do sexo feminino

Tema tratou da relação mulher X trabalho e a luta pela equidade com os homens

Apostila Bernoulli Educação

O tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023), divulgado após a aplicação da prova, na tarde deste domingo, 5, já foi trabalhado em sala de aula pelo Bernoulli durante a revisão para o exame. Sob o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, a ideia proposta era refletir sobre a invisibilidade do trabalho doméstico, de cozinheiras, diaristas, cuidadoras de idosos, etc. O assunto foi abordado no Texto II da revisão, que teve como base o boletim “Mulher & Trabalho”, divulgado pela Fundação Seade e Dieese, em que revela o aumento da participação feminina no mercado de trabalho, mas que os salários delas correspondem a 75,7% do que os homens recebem pelo desempenho da mesma função.

Por que no mundo contemporâneo, apesar de todos os seus avanços e modernizações, a mulher continua sendo a grande responsável por este tipo de trabalho? Para o supervisor do Bernoulli Educação, Richardson Ventura, o tema traz coloca as mulheres em pauta, mercado de trabalho e equidade de gênero. “Verifica-se, no Brasil, que a esmagadora maioria das profissionais que exercem esse tipo de trabalho é do sexo feminino. Isso demonstra uma certa contradição do mundo contemporâneo. Afinal, a mulher já ocupa, há alguns anos, postos no mercado de trabalho, e, ainda assim, ela é a grande responsável por esse trabalho invisível, o trabalho de casa, de lavar, de passar, cozinhar e cuidar da família”, comenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar