Enem 2021: dicas de alimentação antes e durante a prova
Professora do curso de Nutrição da UNINASSAU instrui candidatos a cuidar da alimentação antes do Exame
Além de ter dedicação aos estudos, o estudante que vai fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) também deve garantir uma alimentação adequada para alcançar bons resultados na prova, seja com aumento de disposição, como na administração do tempo.
“Uma alimentação saudável vai proporcionar ao estudante mais energia e foco na hora da prova. Além disso, diminui a possibilidade de eventos gastrointestinais, sonolência e, consequentemente, comprometimento do tempo para a resolução das questões”, explica a professora e coordenadora do curso de Nutrição da a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Fortaleza, Marcela Maciel Miranda.
Um dos alimentos mais consumidos pelos estudantes durante o exame é o chocolate, geralmente por ser saboroso, prático e estimular a memória. Mas é preciso ter cuidado na escolha. “O ideal é levar coisas práticas para não perder tempo nas questões e que saciem rápido, para não ficar beliscando toda hora. Pode consumir amendoins, castanhas, amêndoas, nozes ou mesmo um sanduíche natural com pão integral. Nada de alimentos muito doces ou salgados, pois vão dar mais sede e, consequentemente, mais idas ao banheiro. O chocolate estimula a memória desde que tenha no mínimo 70% de cacau”, explica Marcela.
Outro alimento muito consumido pelos estudantes é a cafeína, com o intuito de dar mais energia e disposição para a resolução das questões. Porém, segundo a professora, o consumo de cafeína, principalmente em excesso, não é indicado. “A cafeína pode ainda agravar a ansiedade, comum nessa situação, e causar refluxo e azia. Além disso, ela estimula a diurese, ou seja, as idas ao banheiro, comprometendo o tempo para resolução da prova”, orienta.
Além dos alimentos para consumir no momento do exame, é preciso que o candidato tenha atenção nas refeições na véspera da prova para evitar indigestão ou insônia. “Antes da prova o estudante não deve fazer jejum, nem comer muito ou comer algo fora da sua rotina alimentar. Recomenda-se o consumo de uma refeição balanceada com a presença de carboidratos complexos e integrais que são de lenta absorção e mantêm a saciedade por mais tempo, associado a uma fonte de proteína magra como filé de frango e uma salada com vegetais verdes escuros, ricos em vitaminas K e D, que também estimulam a memória e cognição. Não ingerir alimentos gordurosos pois podem causar indigestão”, afirma.
Na noite anterior ao exame, deve-se ter preferência por refeições mais leves. “É indicado seguir as mesmas recomendações de antes da prova e jantar o mais cedo possível. Nada de ingerir bebidas alcoólicas. Pode fazer uso de chás calmantes, como camomila, erva-cidreira, erva-doce ou jasmim e ir dormir cedo”, conclui.
Os candidatos que participarem do exame também terão a opção de realizar matrícula na UNINASSAU. Dessa forma, o candidato pode optar pela utilização do resultado para ingressar na faculdade e dar início à graduação escolhida.