Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Empreendedorismo fará parte do Ensino Médio

Em escolas brasileiras, disciplina desenvolvida pela Mind Makers já é aplicada a mais de dois mil alunos de 15 a 17 anos

 

O Novo Ensino Médio terá formação mais voltada para o empreendedorismo, a investigação científica, os processos criativos e a mediação e intervenção sociocultural. Estes são os eixos que vão orientar os chamados itinerários formativos, ou seja, as atividades que os estudantes poderão escolher. O modelo deverá ser implementado nas escolas públicas e privadas do país até 2021.

Os eixos que servirão de referência para a estruturação dos itinerários formativos estão em portaria publicada nesta sexta-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC). A publicação oficial foi feita nesta segunda-feira (8).

Para Dudu Obregon, autor da disciplina LIGA – Empreendedorismo Criativo ofertada pela Mind Makers, o ensino de empreendedorismo representa um passo importante com o contexto de ensino atual e as exigências do mercado de trabalho. “Criatividade, interesse e autonomia são competências importantes a serem desenvolvidas ainda na escola. As aulas de empreendedorismo despertam esse lado inventivo e contribuem para uma formação mais completa dos estudantes”, explica.

Pioneira na implantação do Pensamento Computacional em escolas de todo o Brasil, a Mind Makers passou a oferecer em 2018 a disciplina Empreendedorismo Criativo para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio com objetivo de expandir o aprendizado escolar. O projeto já é aplicado a cerca de dois mil estudantes no país.

“Só aprendemos a empreender empreendendo, por isso o contato com dinâmicas e projetos reais no Ensino Médio auxilia na construção do pensamento crítico, capaz de solucionar problemas, desenvolver projetos e de aprimorar ideias”. Nesse contexto, é válido ressaltar que o empreendedorismo é uma habilidade que pode potencializar vários aspectos da vida, não se restringindo ao contexto profissional e acadêmico.

Segundo Obregon, empreender não significa que precisamos necessariamente abrir uma empresa. “Se você desenvolve um projeto social, você está empreendendo. Organizar uma festa surpresa também é empreendedorismo”. A ideia é que os estudantes pensem e adotem soluções para problemas reais da humanidade no século XXI. “As aulas funcionam como um programa preparatório, incentivando na formação de ‘resolvedores de problemas’”, aponta.

Ele reforça a importância do estudante trabalhar com atividades verdadeiras e coerentes para o mundo: “Nós incentivamos que os alunos elaborem projetos que estejam calcados nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU”. O foco é criar a consciência de cidadania e lembrá-los de que suas ideias podem colaborar para mudanças significativas na sociedade. O aprendizado é feito a partir desses projetos e conceitos de Startup e Design Thinking.

Assim, o professor também ressignifica seu papel em sala de aula e se torna um mentor e facilitador para cada um dos projetos desenvolvidos pelos grupos. Obregon relembra alguns: “Um dos grupos decidiu aplicar games e jogos nos livros de leitura obrigatória da escola para ajudar nos estudos. Outros estudantes estão criando uma rádio para facilitar a comunicação da escola. As meninas de um colégio escreveram post its com elogios umas às outras para exercitar a sororidade e a empatia”, finaliza.

As aulas de empreendedorismo criativo, conclui, não só despertam o ‘espírito empreendedor’ como incentivam os alunos a atuarem como agentes da mudança, impactando positivamente na comunidade escolar e na sociedade como um todo.
Sobre a Mind Makers (www.mindmakers.cc) – A Mind Makers é uma editora educacional que desenvolve disciplinas inovadoras para a Educação Básica. É pioneira na implantação do Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo nas escolas do Brasil, para que crianças e jovens possam desenvolver habilidades indispensáveis para o futuro mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.