Empreendedorismo em evidência para impulsionar o setor da Construção Civil
O setor de construção civil geralmente sofre bastante com as crises econômicas, e não foi diferente com o surgimento da pandemia do novo coronavírus. Ainda que atualmente, o segmento esteja em um momento de evidente recuperação, não quer dizer que ele não tenha sido afetado pelo complexo contexto que o mundo está presenciando. No entanto, o DNA empreendedor, que é típico do cidadão brasileiro, tem ajudado bastante, não só na recuperação da produtividade e lucratividade de empresas da área, como também no desenvolvimento e modernização das mesmas.
Segundo o diretor comercial da empresa de revestimentos sustentáveis Ecogranito, Renato Las Casas, vários aspectos podem impulsionar o aparecimento de impactos negativos na construção civil em períodos de crise. “Dentre eles estão a diminuição do poder de compra da população, a falta de crédito imobiliário, o aumento das taxas de juros e entre outros. Mas acredito que a junção do empreendedorismo a um bom feeling para os negócios possa reverter estes fatores e contribuir para que empreendimentos do setor se mantenham bem colocados no mercado, mesmo neste período de incertezas”, destaca.
Renato explica que a falta de planejamento urbano e a escassez de tempo têm aberto portas para a criação de uma série de serviços que demandam da atuação de profissionais especializados, ou seja, existe uma infinidade de oportunidades para o emprego do empreendedorismo na construção civil. “A chance de empreender no setor pode estar na elaboração de projetos e sistemas de construção sustentável, implementação de novos mecanismos de limpeza pós-obras, aplicação da coleta e reaproveitamento de materiais recicláveis, fabricação de produtos ecológicos ou sustentáveis, oferecimento de consultoria em tecnologias de automatização e compatibilização de processos de construção, adaptação e implantação do serviço de vendas online, etc. A prática empreendedora pode ajudar na simplificação e aceleração de processos, prevenção de erros, dinamização de atividades, elevação da capacidade produtiva, desenvolvimento de métodos, iniciativas, tecnologias de base inovadora e dentre outros benefícios”, aponta.
Entretanto, Renato ressalta que para empreender na construção civil, é preciso, além da vontade, muita entrega, estudo e investimento. “É indispensável que todo empreendedor faça uma profunda pesquisa de mercado para dar asas a alguma nova ideia. Identificar o perfil de seus clientes, conhecer a sua concorrência e avaliar possíveis fornecedores são atitudes determinantes para o sucesso de qualquer empresa ou pessoa que queira inovar. Ainda é essencial se construir uma boa rede de contatos, pois ela possibilitará que o novo empresário se mantenha atualizado quanto as tendências de mercado e consiga conquistar novos clientes. A realização de um planejamento financeiro eficiente também é imprescindível, pois pode colaborar no direcionamento adequado dos recursos e impedimento de gastos desnecessários. Por fim, é preciso se falar da importância da capacitação do próprio empreendedor e de sua equipe, o que permitirá a versatilização de suas funções e o aprimoramento de suas qualificações”, recomenda.