Em fase de desemprego empresas digitais promovem curso de mentoria para inserção de jovens no mercado de trabalho
De acordo com a pesquisa do IBGE a Taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos sobe para 27,3%.Os dados do IBGE mostram que o desemprego continua maior entre jovens, mulheres e negros.
No 1º trimestre de 2019, a taxa de desemprego na faixa de idade entre 14 e 17 anos chegou a 44,5%. Já na faixa de 18 a 24 anos, subiu para 27,3%, chegando a 31,9% na região Nordeste. Nas demais faixas de idade, para todo o país a taxa ficou abaixo da média nacional .Quanto ao nível de instrução, 56,4% dos desempregados no 1º trimestre tinham o ensino médio e 22,1% não tinham o ensino fundamental completo. Já os desempregados com nível superior completo representaram 10,4%. Pensando nisso, quero sugerir uma iniciativa de uma empresa nativa digital, Youse, uma plataforma de venda de seguros online da Caixa Seguradora que há dois anos implementou o projeto “Assegurando o Futuro” para jovens de 15 a 18 anos, assistidos pela Associação Obra do Berço. O programa que tem como principal objetivo dar a oportunidade para adolescentes que buscam por oportunidade no mercado de trabalho, contou com a mentoria de 25 voluntários da Youse que além de desenvolver também aplicaram os cursos de mentoria durante 9 semanas.
Usufruindo de toda a infraestrutura do escritório da Youse, os participantes também receberam auxílio transporte e material didático, além de material didático para complementação dos cursos. Os voluntários apresentaram temas como: Life Design, com foco no planejamento de carreira e história da Youse, tipos de produto e organização dos times; CX (Customer Experience) e a revolução do atendimento ao cliente; Tecnologia e Redes Sociais; e Recursos Humanos.
Além dos temas regulares, foram apresentadas algumas histórias inspiradoras por voluntários do programa. “A ideia é levar conhecimento e gerar curiosidade para esses jovens sobre esses temas, pois entendemos que temos a missão de plantar uma sementinha da tecnologia nessa nova geração. Até porque entendemos que esses podem ser os Yousers do futuro”, diz Wilson Lima, diretor de recursos humanos da Youse.
A Youse foi escolhida pela própria associação Obra do Berço para desenvolver o projeto, que, em um período recorde, obteve mais de 120 inscrições para um total de apenas 40 vagas. “Esta foi apenas a primeira iniciativa e acreditamos que em breve tenhamos outras oportunidades de repetir e ampliar o programa”, destaca Wilson.
“Esta troca é muito positiva, pois beneficia todos os participantes. Para a equipe foi uma ótima oportunidade de fazer contato com pessoas totalmente heterogêneas, de diferentes classes sociais e opiniões, contribuindo com a diversidade que é o que já pregamos aqui na Youse. E para os jovens, essa é uma forma de retribuir todo o sucesso que a Youse alcançou nesses dois anos”, complementa o executivo.