Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Dia da Educação: educadores falam sobre o desafio de educar na pandemia

Data comemorada em 28 de abril convida comunidade escolar a refletir sobre os desafios e perspectivas do setor e, também, sobre a importância do educar em tempos de desinformação

 

O Dia da Educação é celebrando anualmente em 28 de abril desde os anos 2000, estipulado pelo Fórum Mundial de Educação, tendo como objetivo estabelecer um compromisso de levar educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo. No entanto, em 2021, a data traz uma nova perspectiva sobre a reflexão a respeito dos desafios enfrentados no setor, pois após mais de 1 ano de pandemia a realidade tem gerado muitos desafios no cumprimento dessa meta.

Com a necessidade de se reinventar, os principais players da área comentam a importância da educação em tempos de pandemia e desinformação.

Educação Básica | Escolas

Lucas Seco, diretor do Colégio Anglo Chácara Sto. Antônio, comenta, como gestor, os desafios do setor no último ano e as perspectivas para os próximos meses: “O Dia da Educação está chegando e, em termos de gestão escolar, os desafios são imensos. Temos desde questões técnicas, passando por desafios de aprendizagem e imaginando como os alunos vão aprender nesse contexto de ensino híbrido, até questões emocionais, que a pandemia tem impactado muito. Então, temos que entender que nos tempos atuais, os desafios são gigantes em diferentes frentes. Acho que a pandemia e todos essas questões nos trouxeram muitos aprendizados. Tivemos que nos adaptar a uma outra realidade, fazendo uma escola online – o que seria impensável há pouco tempo e hoje é possível e viável. Foi preciso entender que certos aspectos da educação são tão importantes quanto o aprendizado do conteúdo em si. Também entendemos como todas essas lições foram importantes e nos trouxeram essa perspectiva de futuro, de que talvez a escola não funcione exatamente do mesmo jeito após a pandemia. É importante considerar que a pandemia trouxe um novo jeito de fazer educação, um novo jeito de fazer escola e que, ainda que a gente volte ao presencial, certas práticas educacionais ligadas à tecnologia talvez tenham vindo para ficar. E conseguir fazer a dosagem certa, mesmo após a pandemia, realmente pode ser útil no que diz respeito à aprendizagem, às facilidades e ao bem-estar da comunidade estudantil. É nisso que precisamos mirar”.

Para a Camino Education, a aprendizagem vem sempre em primeiro lugar. Com a suspensão das aulas presenciais, certamente houve muitos desafios. O ensino remoto também trouxe aprendizados que deverão impactar o processo educacional nos próximos anos. “Um dos principais legados está relacionado à nossa possibilidade de trabalhar de verdade em comunidade com os pais e com as famílias dos nossos estudantes. O fato de nos mantermos abertos, prontos para a escuta e para adaptar nossas expectativas e maneiras de fazer ao contexto de cada família nos aproximou e garantiu que a aprendizagem se tornasse muito mais potente”, afirma Leticia Lyle, cofundadora da Camino Education, da Cloe e diretora da Camino School.  Ela aponta ainda que o ensino remoto resultou em uma aproximação das escolas aos possíveis meios de uso da tecnologia como ferramenta de apoio, além de um “diálogo” com novos formatos possíveis.

Arthur Buzatto, diretor-presidente da Escola Vereda, aponta que apesar dos desafios ocasionados pela pandemia, ele acredita que a sociedade está mais próxima de olhar a educação para além de um resultado final. “Aqui, refiro-me à importância da conexão do estudante com a família e com os seus colegas, do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e da relação entre os responsáveis e a escola. Houve um sofrimento em relação a isso ao longo desses últimos meses. Hoje, temos uma visão mais próxima do papel de diversos agentes dentro do desenvolvimento dos estudantes e entendemos que isso deve ser valorizado de forma ativa. Apenas assim garantiremos uma educação formal de qualidade, olhando para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, com a adequada apropriação de conteúdos contextualizados e, ao mesmo tempo, ajudando o estudante a se tornar partícipe e transformador da realidade que o cerca.”

 

Educação Básica | Sistemas de ensino

Paulo Moraes, diretor do Sistema Anglo de Ensino, comenta que “na pandemia, os médicos arregaçaram as mangas e foram para a linha de frente salvar vidas. Enquanto isso, os professores, os educadores, arregaçaram as mangas e foram para linha de frente salvar gerações. A educação é transformadora na sua essência. Transforma a sociedade e o mundo. Forma cidadãos que construirão o futuro. Se o futuro da sociedade foi posto em xeque, cabe a todos nós educadores enfrentar o desafio proposto. E vencê-lo.”

 

Tecnologia Educacional | Plataformas de Ensino

Rafael Parente, da BEI Educação, comenta: “Que nesse Dia da Educação nós possamos lembrar que só teremos um país moderno, sério, justo e fraterno para todos quando priorizarmos de verdade a educação. Que só a educação pode oferecer a crianças e jovens brasileiros a oportunidade de desenvolver plenamente as suas potencialidades. E que nós devemos urgentemente criar políticas públicas de ação afirmativa para que seja possível estancar e diminuir as nossas desigualdades educacionais, que estão explodindo nesse momento por conta do fechamento das escolas”.

A Mangahigh, uma plataforma de ensino de matemática amparada na gamificação, enxerga que a educação, com o advento do ensino remoto, ganha um novo lugar nesse cenário de isolamento social. “Os efeitos da pandemia nos alertaram para o fato de que ainda há muito o que fazer para oferecer educação de qualidade para todos onde quer que estejam e em quaisquer circunstâncias. Com o afastamento de alunos e professores da escola, esse desafio tornou-se ainda maior e urgente. A escola, temporariamente, deixou de ser o epicentro do aprendizado e ganhou as ruas e os lares, mas sempre com a mediação dos professores e com um envolvimento maior dos pais e responsáveis, que tiveram de se requalificar e inventar para viabilizar essa transição para o ensino-aprendizagem remoto e híbrido, que por sinal ainda não foi concluída”, afirma George Balbino, VP da Mangahigh para o mercado brasileiro. A empresa acredita que o emprego dos games pode ser uma maneira mais eficaz e atraente de engajar os aprendizes da ciência exata. “Pensamos que a aprendizagem pode – e deve – ser uma experiência prazerosa, independentemente de qualquer cenário ou contexto histórico”, complementa.

 

Contraturno escolar | social

LAR da Benção Divina se orgulha por manter suas atividades a pleno vapor, mesmo com as questões trazidas pelo isolamento social e alteração no cronograma presencial das escolas. A organização sem fins lucrativos continua atendendo cerca de 500 crianças com projetos de contraturno escolar em diversas frentes: esportes, cultura e reforço em disciplinas como português e matemática. “Nosso maior aprendizado na educação foi com relação a tecnologia. Os professores tiveram que se reinventar e aprender a usar ferramentas, como Whatsapp, Google Sala de Aula e Google Meet. Foi necessário ser muito mais criativo para que as atividades fossem cativantes. O maior desafio se refere aos protocolos de saúde dentro dos nossos espaços, principalmente com crianças de 1 a 3 anos. Outra questão nesse aspecto é conseguir alcançar todas e todos. Há lares em que a internet não é muito veloz ou o celular não conta com uma boa conexão. Mas nosso intuito é não deixar ninguém para trás. Neste ano, o Dia Mundial da Educação pode ser bem comemorado, pois muitos olhos se voltaram para essa área. Todo mundo entendeu sua essencialidade. É uma data para refletir”, salienta Marcia Mattos da Silva Soares, diretora do CEI do LAR da Bênção Divina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.