Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Como escolher o valor de investimento para uma franquia?

Existem diferentes aspectos que são necessários observar ao adquirir uma franquia, desde o setor de atuação, até a marca a qual se associar, se já é uma marca conhecida ou não e, principalmente, o valor de investimento.

O financeiro é muito importante, uma vez que existem centenas de franquias disponíveis no mercado, com valores de R$ 3 mil até R$ 5 milhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com essa quantidade de opções disponíveis, muitas pessoas podem ter dúvida em conseguir filtrar as melhores opções, com base primeiramente no capital disponível para o investimento.

Vamos supor que, se uma pessoa tem R$ 50 mil, não necessariamente é aconselhável gastar todo o dinheiro. É sempre bom deixar uma sobra contando com o período de maturação do negócio. Este período pode ser de quatro a seis meses, mais ou menos, e corresponde ao tempo que o franqueado começa a aprender na prática sobre o negócio, a região em que está inserido e qual seu público-alvo”, explica Eduardo Santinoni, sócio fundador da Y Consultoria e especialista em implantação OKR e desenvolvimento, aprimoramento e formatação de franquias.

Para o especialista, não há um número mágico para fazer essa conta, mas aconselha que o franqueador pense em seus gastos por até seis meses, sem passar aperto e sem prejudicar o crescimento da unidade. “Tudo depende do valor que o investidor tem disponível. Há uma diferença em ter R$ 500 mil e R$ 50 mil. Quanto maior o valor disponível, é possível pensar em uma franquia que corresponde a 70% a 80% do capital. Já quando pensamos em uma franquia mais barata, como a de R$ 50 mil, o ideal é buscar uma marca de R$ 25 mil a R$ 30mil”, completa Eduardo.

Outro ponto importante é, caso o investidor não tenha experiência em gerir financeiramente um negócio, procurar franquias mais estruturadas, que poderão dar suporte direto e constante para o franqueado, desde o começo até o amadurecimento da gerência e do negócio.

Pode parecer conservador, e de fato é, mas é necessário que o franqueado tenha essa reserva até que o negócio comece a dar lucro. Conseguir passar por esse período de maturação com tranquilidade é essencial para conseguir resultados sem prejudicar a tomada de decisão”, finaliza o especialista.

 

Sobre Eduardo Santinoni

Sócio fundador da Y Consultoria, que há 10 anos, contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de empresas e pessoas envolvidas no ecossistema de Franquias e Redes.

Administrador e contador, atuou por cinco anos na PwC (PriceWaterhouCoopers). São mais de 15 anos de experiência desenvolvendo e aprimorando empresas Franqueadoras e Franqueadas, bem como pessoas envolvidas no ecossistema. Também foi franqueado de cinco redes e já atuou como franqueador de duas.

É credenciado como instrutor de cursos da ABF e está presente nos principais eventos mundiais de Redes, Franquia e Varejo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.