Presidente do PV recebe maior honraria do parlamento brasileiro

O Presidente nacional do Partido Verde, José Luiz Penna, recebeu medalha do Mérito Legislativo, maior honraria do parlamento brasileiro, na manhã desta quarta-feira (7). Os deputados Bacelar (PV/BA), Aliel Machado (PV/PR) e Julio Delgado (PV/MG) condecoraram o presidente, em sessão solene realizada no plenário da Câmara dos Deputados.

Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo condecora anualmente 32 personalidades públicas ou instituições de relevância. Na ocasião, Penna agradeceu o prêmio conferido às autoridades que tenham prestado relevante serviço ao Poder Legislativo brasileiro.

“Fico honrado por este momento. Mas mais do que apenas o reconhecimento pelo nosso trabalho, esta medalha representa também nossa luta pela democracia e simboliza a retomada do nosso país”, celebra Penna.

Prestigiaram a cerimônia membros dos diretórios nacional e regionais da sigla. Estiveram presentes a Secretária Nacional de Mulheres, Shirley Torres, a Secretária de Assuntos Jurídicos, Vera Motta, o vice-presidente nacional da legenda, Eduardo Brandão, o Secretário de Finanças, Reynaldo Nunes, Presidente da Fundação Verde Hebert Daniel, Ivanilson Gomes, o Diretor- Executivo da Fundação Verde Hebert Daniel, José Carlos, o Presidente Nacional do AfroVerdes, Denis Soares o Secretário Nacional de Juventude, Gustavo Gama, o deputado distrital do PV do Distrito Federal, Leandro Grass.

Biografia 

José Luiz de França Penna, nasceu em Natal em 27 de dezembro de 1945, mas se considera baiano, pois sua família mudou para Salvador, pouco tempo depois. Presidente Nacional do Partido Verde, é músico, ator, cineasta e político.

Ainda nos anos 60, militou no Partido Comunista. Veio para São Paulo, onde participou da montagem original de Hair e Arena Conta Zumbi. Como cineasta, assina, a direção musical de Sargento Getúlio e participa dos filmes A Fronteira das Almas, Louco Por Cinema e Mário. Músico, é parceiro de Belchior em Comentário a Respeito de John e um dos criadores da banda de rock Papa Poluição.

Ativista, participa do Movimento de Apoio ao Índio e funda a Comissão Pró Índio de São Paulo. Cria o Centro Cultural da Vila Madalena e a Feria de Artes da Vila Madalena. Participa da criação do Parque Villa Lobos.

Em 1987, une-se a ecologistas e políticos para criar o Partido Verde. Em 1999, foi eleito presidente nacional do PV e dispôs-se a percorrer o País a fim de estruturá-lo nacionalmente.

Eleito vereador da cidade de São Paulo em 2008, deputado federal pelo estado de 2015 a 2019, foi presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara. Assume a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em 2017.

Penna foi reeleito reiteradas vezes presidente do PV, posição que exerce até hoje. Em 2022, leva o partido à Federação com PT e PCdoB e participa ativamente da campanha que elegeu Lula e Alckmin, derrotando a ameaça fascista que estava no poder.

Dom e Bruno homenageados

Na edição de 2022 da Medalha do Mérito Legislativo, também foram laureados ainda o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips, executados durante expedição na Amazônia, em junho deste ano, e o Padre Julio Lancelotti, referência em assistência social no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar