Como as fintechs ajudam empreendedores a otimizar a gestão financeira
Empresas investem em recursos tecnológicos para entregar produtos e serviços fundamentais para se alcançar os resultados esperados nos negócios
Você sabia que os cartões ainda estão entre as principais preferências dos brasileiros no momento de concretizar uma compra? Por meio do estudo ‘Uso da Maquininha 2021’, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificou que a taxa anual de adesão de máquinas por MPEs ficou em torno de 56%, o que representa um crescimento de uso desse meio de pagamento de 43% nos últimos cinco anos. A satisfação dos clientes e o aumento de vendas são fatores que impulsionaram esse movimento no mercado.
No entanto, para que as operações funcionem corretamente e os empreendedores consigam alcançar os resultados esperados em termos de gestão financeira da marca, é fundamental contar com um bom parceiro de negócio. No caso do segmento de Vendas, as fintechs costumam desempenhar esse papel. “Em tradução livre, o termo em inglês significa ‘tecnologia financeira’, visto que são empresas que investem em recursos tecnológicos para entregar produtos e serviços capazes de otimizar a performance de diferentes atividades financeiras, tais como educação financeira, meio de pagamento, investimentos e afins”, explica Gabriel Andrade, CEO da Quero 2 Pay, fintech de meios de pagamentos por máquinas de cartão.
A partir de um layout simples e intuitivo, os agentes autorizados da fintech, por exemplo, contam com o Q2 Lupa, que substitui as planilhas manuais ao disponibilizar uma auditoria completa do fluxo de dados transacionados nas máquinas de cartão. A ferramenta, portanto, possibilita automatizar a conferência de todas as vendas realizadas, conferir a porcentagem descontada nas transações, confirmar o cancelamento de compras, identificar se houve alguma diferença nas datas de recebimento ou até mesmo se cada transação foi corretamente recebida.
Já o Q2 Link, outro serviço da fintech, auxilia os empreendedores que fazem parte do time de agentes autorizados da Quero 2 Pay a venderem mais, pois permite a geração de links de pagamento para as redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Neste sistema, os pagamentos podem ser feitos em até 12x, sendo que o dinheiro recebido estará disponível ao lojista em 15 dias com base em uma taxa única para todas as bandeiras. Para utilizar esse recurso, é preciso ter Queridona Smart, a maquininha de cartão de crédito da startup.
“Entendemos que fornecer as ferramentas necessárias aos empreendedores é um passo importante para ajudá-los a se manterem no negócio. Um estudo divulgado no ano passado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostrou que 23% delas fecham antes mesmo de completar cinco anos de atividade, e no caso dos Microempreendedores Individuais (MEIs), esse índice chega a quase 30%, sendo a falta de gestão financeira um dos principais motivos para o fim desses negócios”, pontua o CEO.
Sobre a Quero 2 Pay
Fundada em abril de 2020, a Quero 2 Pay é uma fintech de meios de pagamentos por maquininhas de cartão que nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia financeira e, assim, alavancar e empoderar empreendedores ao redor do Brasil. Localizada em São Paulo, a empresa apresenta em seu portfólio os serviços de POS -point of sale- (Queridona Smart), Q2 Lupa, Q2 Link e programa de licenciamento com foco em microempreendedores. Atualmente, a marca criada durante a pandemia tem presença nacional em 2.000 cidades e em mais de 21 mil estabelecimentos.