Com foco em inovação e gestão de empresas, consultoria boutique supera baixa e fatura 6 milhões em 2023

Focando em soluções inovadoras de ponta a ponta, a FWK Innovation Design já atendeu empresas como Três Corações, Hapvida, CTG Brasil, Sebrae, Senac, Farmácias Pague Menos, Porto Seguro, Banco BMG, Caixa e Dell

Sabemos que o período de pandemia não foi fácil para nenhum tipo de negócio. Foi nesse período que a FWK Innovation Design, startup de gestão inovadora, que vem transformando a forma que a gestão está sendo feita no Brasil e no mundo, perdeu 45% da sua receita e encerrou 2020 com um faturamento de R$996 mil. Se reinventar não foi uma tarefa muito difícil para o CEO, Eduardo Freire. Ele precisou fazer isso há 11 anos, quando fundou a empresa. Foi com menos de R$215 mil, com restrições de créditos, enquanto Edu encarava a morte da mãe e o nascimento da filha, que a FWK surgiu no mercado.

Criada em um contexto de grandes desafios, a empresa nasceu com a perspectiva de atuar na estruturação de escritórios de projetos e no trabalho com plataformas de PPM, que são ferramentas de organização. “Essa trajetória se conecta com a conclusão da minha dissertação de mestrado na UFPE, onde surgiu o conceito do Project Thinking. Foi nesse momento que percebemos que o que estávamos fazendo era uma inovação na gestão. Estudei sobre organizações exponenciais e isso me guiou na jornada da FWK, nos concentrando em como escalar um modelo clássico de construção. Para isso, identificamos três elementos essenciais: uma abordagem metodológica robusta; uma comunidade engajada; e uma plataforma eficaz para operacionalizar tudo isso”, explica Eduardo Freire.

Apesar das dificuldades no início, a FWK conseguiu alcançar uma média de crescimento de 20% ao ano – faturando, em 2019, aproximadamente R$1,6 milhão. Mas em 2020, com o impacto da pandemia, a receita recorrente caiu.

“Durante a pandemia, estudei intensamente governança e estratégia, já que nosso foco inicial era mais tático e operacional. Após quatro anos dedicados ao estudo de estratégia, ampliamos a abordagem da FWK para incluir esse novo modelo, o que foi essencial para o crescimento da empresa. Com isso, passamos a entregar soluções completas, desde o desenho estratégico até a formação de equipes para materializar essas estratégias em tecnologia, um processo que chamamos de SQUAD AS A SERVICE (times de inovação da FWK para entregar produtos e serviços digitais) ou end-to-end”, comenta Edu.

Em 2021, a empresa voltou a crescer e faturou R$4,5 milhões. Em 2022, esse número saltou para quase R$20 milhões. Ainda em 2022, como um passo para escalar a FWK, inspirado nas organizações exponenciais, foi desenvolvido o Orfeu – uma plataforma SaaS que ajuda a orquestrar as jornadas de inovação corporativa.

Para o desenvolvimento do Orfeu, além de um investimento interno de 500 mil reais, a FWK captou, através do programa SESI Tech do SENAI, mais 680 mil reais. Depois do desenvolvimento, a plataforma foi lançada no Alpha Program, dentro do Web Summit de Lisboa. Porém, ainda neste mesmo ano, Eduardo entendeu que algumas coisas precisavam mudar.

Recuar faz parte do processo

“Em 2022, tivemos um crescimento significativo, e mesmo achando clichê, eu me mudei para o Vale do Silício. Foi quando percebi que estávamos perdendo um pouco da nossa essência. E essa essência não se trata apenas de mudanças superficiais; é algo mais profundo. Mudar não é fácil, e nem todos estão dispostos a isso. À medida que crescemos, começamos a perder o foco nesse aspecto. Analisando o mercado, percebemos que ele também estava em retração. Por isso, decidimos dar dois passos atrás para reencontrar nosso caminho e voltar a crescer”, conta.

Casa de ferreiro, espeto de ferro

Em 2023, a FWK passou por uma série de reestruturações para reencontrar esta essência perdida. Após esse momento, começaram a navegar em mercados não óbvios como o segmento de death care, que tem movimentado 13 bilhões de reais por ano e também está passando por uma intensa necessidade de se reinventar. Em 2024, a FWK criou um hub de inovação no Learning Village, o hub de inovação da HSM no Brasil, como estratégia de reposicionamento em São Paulo. Para 2025, a expectativa é retomar um crescimento e fortalecer a jornada de internacionalização da FWK.

Além do Orfeu, nos últimos dois anos, a FWK já investiu R$2,5 milhões no seu próprio ecossistema com dinheiro de fomento para alavancar negócios e hoje conta com 20 startups – uma nos Estados Unidos, quatro em Portugal e o restante no Brasil. Todas essas startups são, de fato, operacionais, com produto e faturamento. Além de contar com o FWK Labs, um laboratório dentro do Instituto Senai de Tecnologia no Maracanaú-CE, onde cria-se produtos de AI para resolver problemas dos clientes do mercado.

A FWK já atendeu empresas como Três Corações, Hapvida, CTG Brasil, Sebrae, Senac, Farmácias Pague Menos, Porto Seguro, Banco BMG, Caixa, Dell, entre outras.

O conceito Project Thinking como essência

Um aspecto fundamental do Project Thinking é a empatia, que é central na abordagem da empresa. Tanto na teoria quanto na prática, a FWK entende que o Project Thinking pode revolucionar a gestão de projetos e a forma de inovar. “Enquanto muitas empresas estão focando em métodos, nós nos posicionamos não apenas como um boutique consult, mas uma fazedoria que atua em inovação desde a estratégia até execução. Atendemos grandes empresas, mas nosso principal objetivo não é trabalhar somente com elas – mas sim com empresas que estão dispostas a transformar suas operações. Eu entendo que, no fim de tudo, o que realmente importa é a disposição para mudar e inovar”, comenta Edu.

Além disso, a empresa oferece serviços que vão desde o desenvolvimento estratégico até a execução tática e operacional, com foco em inovação e produtos digitais e conta com muito resultado e case por onde passa. O foco principal é trabalhar com empresas dispostas a transformar suas operações, resultando em uma jornada de inovação bem-sucedida com resultados e não apenas playbooks.

O resultado não é apenas no final da linha, mas na jornada

Um dos principais diferenciais da FWK é ter resultados reais em projetos de inovação, pois tem a abordagem centrada nas pessoas. “O resultado só é alcançado quando você adota um processo compreensivo e empático. A empatia e o resultado estão intimamente conectados: ao se colocar no lugar do cliente, você busca entregar o melhor resultado possível. O Project Thinking é uma abordagem profunda, respaldada por dissertação de mestrado na UFPE, pesquisa, livro e jornada de certificação própria. Não é apenas uma ideia superficial, é um projeto com base sólida e experiência consolidada”, entende Edu.

Para ele, apesar de todas as dificuldades, a FWK está conseguindo concretizar a propositividade que o mercado exige. “Estou aqui porque acredito no que faço. O desafio é descobrir como executar nossos planos. Se eu conseguir materializar esses projetos e dar um passo atrás quando necessário, conseguirei seguir em frente. É uma questão de perspectiva”, finaliza.

Sobre a FWK Innovation Design

A FWK Innovation Design é uma empresa inovadora que vem transformando a forma em que a gestão está sendo feita no Brasil e no mundo. Uma consultoria? Uma escola? Um hub? Um LAB de desenvolvimento de produtos digitais? Uma comunidade? A FWK é transversal a tudo isso! O foco e propósito da empresa é trazer resultados “com e para” as pessoas, impulsionar resultados e inovação nas pessoas das organizações. A FWK já atendeu empresas como rês Corações, Hapvida, CTG Brasil, Sebrae, Senac, Farmácias Pague Menos, Porto Seguro, Banco BMG, Caixa, Dell, entre outras.

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