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Chuvas – Técnicas de direção ajudam a evitar aquaplanagem

Os dias chuvosos são mais arriscados para quem precisa dirigir, tanto nas rodovias quanto nas ruas e avenidas de grandes cidades com trânsito intenso. O asfalto molhado transforma as estradas em armadilhas escorregadias que podem gerar graves acidentes, principalmente se o condutor for imprudente e não colocar em prática algumas técnicas de direção defensiva aprendidas nas autoescolas.

 

De acordo com o presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs), Eliardo Martins, trafegar em pistas molhadas pode acontecer o fenômeno chamado aquaplanagem. “É uma das piores experiências que um motorista pode enfrentar na condução, pois ele perde totalmente o controle do veículo e é uma das principais causas de acidentes em dias de chuva”, observa.

 

Eliardo explica que o fenômeno ocorre quando há uma falha no escoamento da água, isto é, quando uma camada de água se interpõe entre os pneus do veículo e o asfalto, levando à perda de aderência e ao controle do veículo. “Porém, com práticas de direção defensiva, nos dias de chuva é possível mitigar significativamente os riscos de aquaplanagem e manter-se seguro na estrada”, observa.

Direção defensiva

A principal delas é trafegar em velocidade baixa, pois proporciona uma melhor tração dos pneus e uma melhor resposta em caso de acontecer aquaplanagem. Outras regras são a de manter uma distância segura do veículo da frente e a de evitar frenagens bruscas. “Caso for preciso frear, fazer de forma suave e gradual para não correr o risco de perder o controle do carro”, diz Eliardo que também atenta para a importância de  evitar usar pneus desgastados e manter sempre a boa pressão dos pneus. “Se estiverem com pouca pressão (baixa calibração), também haverá mais chances de se “surfar” sobre o asfalto”.

 

Porém, caso não se consiga evitar a aquaplanagem, a orientação é a de não frear. “Caso o motorista sinta que o veículo perdeu o contato com o solo ao passar por uma poça de água, por exemplo, a ordem é não frear pois as rodas podem travar e provocar o capotamento do carro quando o contato com a pista se restabeleça. Nesse momento o motorista precisa manter o volante em linha reta, tirar o pé do acelerador e aguardar até que o carro volte a se estabilizar”, explica Eliardo.

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