Centro Cultural do Transporte Fetrans recebe alunos da Escola Indígena Tapeba Amelia Domingos durante programação da 17ª Primavera dos Museus
Com o tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, a Primavera dos Museus, temporada anual de eventos que visa divulgar e valorizar os museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) chega, neste ano, à 17ª edição e acontece de 18 a 24 de setembro, propondo a reflexão sobre a construção da democracia e a importância da participação de seus agentes, sobretudo aqueles que ainda hoje sofrem com a invisibilização e a marginalização, no processo de reconhecimento de suas identidades e de seus direitos no Brasil. O Centro Cultural do Transporte, mantido pela Federação dos Transportes (Fetrans) participa, pela 15ª vez, do evento.
Neste contexto da temática proposta, o Centro promove, no dia 18 de setembro, uma visita mediada às exposições do espaço, para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental 2 ao 1º ano do Ensino Médio da Escola Indígena Tapeba Amelia Domingos, localizada em Caucaia (CE). A visita ocorre por meio do Projeto “Pela Janela do Ônibus”, que tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela história do transporte coletivo de passageiros.
No Centro Cultural do Transporte, os alunos indígenas terão a oportunidade de conhecer e entender as ações de formação de acervo, pesquisa, publicações e exposições que preservam e divulgam a cultura, o patrimônio histórico e a memória dos transportes de passageiros no Ceará, Piauí e Maranhão. O Centro reúne cinco exposições fixas que dispõem de fotografias, desenhos, pinturas, documentos, registros oficiais, informações e diversos arquivos que apresentam o desenvolvimento e as transformações do transporte coletivo de passageiros no Ceará, no Brasil e no mundo.
Numa programação única que integra instituições de todo o País, com múltiplas atividades, dentre shows, seminários, exposições, visitas mediadas, palestras, debates, lançamentos de livros, workshops e festivais, a atual edição da Primavera dos Museus visa estimular nesses espaços, detentores e promotores da memória, da cultura e das artes, o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias.