Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

CCJ do Senado aprova PDL que traz retrocessos à política de controle de armas de fogo

Instituto Sou da Paz analisa os principais pontos críticos do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 206/2024 que suspende trechos do Decreto 11.615/2023

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 206/2024 que suspende trechos do Decreto 11.615/2023, normativa que buscou restabelecer parâmetros para o acesso e a circulação de armas de fogo no país. A matéria agora vai ao plenário da Casa, em regime de urgência. A aprovação do PDL sinaliza para  retrocessos na política de controle de armas de fogo e munições.

Dentre as mudanças estabelecidas pelo PDL, algumas chamam a atenção pelo impacto negativo na segurança pública. Um desses pontos é a retirada de critério de habitualidade para atiradores. O que na prática significa a suspensão da necessidade de comprovação de treinamentos mínimos para diferenciar atiradores recém habilitados de desportistas profissionais, além de não existir uma delimitação da quantidade de armas entre as duas categorias, o que pode acarretar um crescimento de armas de fogo em circulação. A exclusão desse ponto também elimina as vedações à prática do tiro desportivo por crianças menores de 14 anos.

Outro ponto preocupante é que, com a justificativa do caráter de preservação histórica das coleções de armas, armas automáticas, armas longas semiautomáticas, como fuzis, fabricadas há menos de 70 anos e armas iguais às atualmente utilizadas pelas Forças Armadas podem ser colecionadas caso o texto seja aprovado. Isso porque o PDL susta trecho do decreto que proíbe o colecionamento de armas de uso restrito. Além disso, é derrubada a restrição que impede a destinação de armas de fogo restritas para atividades diferentes daquelas declaradas no momento da compra, permitindo que uma arma adquirida para um propósito seja utilizada para outro fim.

O PDL também elimina a distância mínima de um quilômetro entre clubes de tiro e estabelecimentos de ensino públicos ou privados. No Brasil, 8 a cada 10 clubes de tiros estão a menos deste perímetro.

Para que a política de controle de armas de fogo e munições seja efetiva, é importante que não haja novas modificações no Decreto 11.615. Além disso, é necessário que Ministério da Justiça e Segurança Pública crie novas normativas que respondam às importantes lacunas que ficaram no texto, como as novas regras de habitualidade e de competição que definem os diferentes níveis de CACs para distinguir os iniciantes daqueles que têm permissão para comprar mais armas, incluindo fuzis. Dentre outras brechas que precisam ser corrigidas, porém é essencial que essas novas definições levem em consideração não apenas os desejos de CACs, mas também a mitigação de riscos coletivos.

Leia a Nota Técnica do Instituto Sou da Paz que analisa os pontos mais críticos do PDL 206/2024.

O Decreto 11.615/2023

Decreto 11.615/2015 foi formulado por um amplo grupo de trabalho que incluiu Polícia Federal, Exército, Ministério Público, entidades relacionadas ao tema, parlamentares de posições diversas e representantes de CACs. A normativa nasceu como resposta à liberação desenfreada do acesso a armas de fogo e munições, com facilitação do acesso à posse e ao porte de armas entre 2019 e 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.