Casa do Autor Roteirista promove debate com profissionais do audiovisual para a importância de causas sociais em produções de entretenimento

A 4ª edição da Casa do Autor Roteirista, que acontece na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, apresenta um ambiente criativo para o desenvolvimento de produções audiovisuais com apoio de importantes nomes do setor, numa programação que inclui exibição, visitas a projetos sociais, oficinas de co-criação e saraus

Com curadoria do cineasta, escritor e roteirista Newton Cannito, a Casa do Autor Roteirista ocorre entre os dias 12 a 15 de dezembro, na cidade histórica de Tiradentes, Minas Gerais. O evento será um encontro de criação audiovisual, com a presença de representantes de canais de televisão e plataformas de streaming, para que produtores e roteiristas pensem projetos que promovam reflexões e diálogos sociais. Para isso, serão discutidos três assuntos principais: a dramaturgia criada a partir de causas públicas, filmes que revisitam a história e constroem heróis nacionais e o poder do humor para ajudar a transmutar o fascismo.

A Casa do Autor Roteirista parte do pressuposto de que a relação próxima do entretenimento com a realidade do país é um dos caminhos pelo qual a cultura e a identidade brasileira podem se manifestar e se desenvolver de maneira humanitária.  “Uma das inspirações dessa 4ª edição é o seminário de dramaturgia no formato promovido por Augusto Boa, e que ajudou a redefinir os rumos da dramaturgia brasileira e sua função social. A teledramaturgia de hoje precisa voltar a ter esse debate.”, afirma Newton.

Com uma programação que incentiva o desenvolvimento de projetos audiovisuais que se relacionam com as questões inerentes e atuais da sociedade, um dos principais focos dos pitchings do evento é revisitar a história do Brasil e tratar de heróis nacionais, imprimindo uma dimensão política e social à dramaturgia televisiva.

Durante o evento, roteiristas e dramaturgos visitarão uma APAC (Associação de Assistência aos Condenados) para conhecerem o trabalho realizado pela organização e os impactos disso nos presídios. A visita tem como objetivo apresentar-lhes a importância deste e outros temas, além de inspirá-los para seus próximos projetos. Além disso, debaterão e criarão roteiros com assuntos políticos em mesas sobre, por exemplo, ‘humor antifascista’; aprenderão como desenvolver séries do ponto de vista do mercado; e apresentarão suas criações aos representantes de emissoras e plataformas ali presentes.

O evento fará uma homenagem ao cineasta Pedro Rovai, produtor da trilogia “Tainá” e de clássicos do cinema brasileiro, como “A Viúva Virgem” e “Ainda Agarro Essa Vizinha”. Rovai será homenageado pela criação de um cinema que dialogava com o público e discutia, de forma lúdica e com humor, a realidade brasileira.

A Casa do Autor Roteirista aprofundará o debate sobre a dramaturgia televisiva com a exibição de episódios completos de séries como “Aruanas”, oficinas de co-criação e saraus. Alguns dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira e representantes dos principais canais de entretenimento circularão pela programação do evento, propondo caminhos e ideias de união e identidade dentro do quadro brasileiro atual.

O evento conta com uma programação parcial já confirmada, e anunciará a completa em breve.

Programação parcial – De 12 a 15 de Dezembro

Quinta, 12 de dezembro de 2019

19h

Abertura: Seminário Histórias para Unir o Brasil

Sexta, 13 de dezembro de 2019

10h00

Oficina de co-criação: Ressocialização de presos

o   Visita a Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados)

o   Apresentação do projeto de seriado

14h00 – 17h00

Seminário II: Como criar séries a partir de causas

19h00

Sarau no bar Plano B: Performances de Humor Antifascista

Sábado, 14 de dezembro de 2019

10h00 – 13h00

Seminário III: Criação de diálogo com o público

10h00 – 17h00

II – Pitching e concurso

14h00

Homenagem a Pedro Rovai

14h30 – 18h00

Pitching de ProjetosHeróis Nacionais

III – Rodadas de negócios

Serviço Casa do Autor Roteirista

Endereço: Instituto Vertentes Vale – Tiradentes (MG)

Programação de 5a (12/12) a domingo (15/12)

Horário: De 10h00 às 23h00

Ingressos: http://www.casaroteirista.com.br

NEWTON CANNITO

Newton Cannito é diretor e roteirista, já ganhou os principais prêmios da TV Brasileira e Internacional, como APCA, ABRA e Emmy. Em 2010, foi secretário do audiovisual do Ministério da Cultura. É autor e roteirista de séries pioneiras no Brasil, como ‘Cidade dos Homens’ e ‘9mm’.  Além disso, fez ‘Z4’ (SBT) e ‘Unidade Básica’, série da Universal Channel, que chega a terceira temporada. Foi também supervisor artístico de séries de sucesso como ‘3%’ (atualmente Netflix), ‘Natália’ (Universal) e ‘Vida de Estagiário’ (Warner).  Como diretor, fez ‘Magal e os Formigas’ e lança, em 2020, a série ‘Utopia Brasil’. É doutor em Televisão pela USP, com a tese ‘A televisão na Era Digital’ (Summus), e autor de mais 11 livros, entre eles ‘Manual de Roteiro’ (Conrad).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar