Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Carros Baja e Fórmula a hidrogênio estreiam em pista no SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge

Protótipos projetados e construídos por estudantes competem no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA-SP), de 11 a 14 de agosto.

São Paulo, agosto de 2022 – Oito equipes de universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia apresentarão pela primeira vez projetos e carros do tipo Baja e Fórmula SAE BRASIL movidos a hidrogênio no SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge, de 11 a 14 de agosto de 2022, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA – Piracicaba-SP).

Esta é a primeira competição de Baja e Fórmula SAE a hidrogênio no Brasil e no mundo, e será realizada paralelamente à 18ª Competição Fórmula SAE BRASIL – Total Energy, também no ECPA, de 10 a 14 de agosto, em pistas separadas. Das oito equipes inscritas no desafio H2 cinco apresentarão Fórmulas e três levarão Bajas (confira abaixo quais são elas).

“Com o alvo de transferir conhecimento e experiência sobre sistemas de célula a combustível para aplicação automotiva às universidades brasileiras, a ideia do desafio surgiu da visão de oferecer aos estudantes oportunidade de trabalhar com tecnologia de ponta ao lado de engenheiros experientes da indústria nacional e internacional”, aponta Monica Saraiva Panik, mentora da Mobilidade a Hidrogênio da SAE BRASIL.

Lançado em 2020 em plena pandemia, o SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge recebeu a doação da célula a combustível que alimenta o motor elétrico da canadense Ballard, e se digitalizou. Abriu etapas classificatórias virtuais para as 15 universidades inscritas no desafio e recursos para apresentar aos estudantes a nova tecnologia. Incluiu cursos preparatórios gratuitos à distância, que treinaram 170 estudantes durante três semanas sobre veículos elétricos a hidrogênio, tecnologia de célula a combustível, segurança do hidrogênio, fontes de produção de hidrogênio, tendências internacionais da mobilidade a hidrogênio, design, abastecimento de hidrogênio, transformação energética e outros.

“O envolvimento da equipe da SAE e de parceiros locais e internacionais na doação de produtos, serviços, conhecimento e apoio técnico foram cruciais para o sucesso da iniciativa, o que despertou ainda mais o valor do trabalho cooperativo para as metas mundiais de descarbonização de todos os setores da economia”, afirma Camilo Adas, presidente do Conselho da SAE BRASIL.

Desafios – Luiz Henrique Aguiar Campos, aluno do 8º semestre de Engenharia de Computação no Centro Universitário Facens (Sorocaba-SP) e capitão da equipe B’Energy H2 Racing, aponta o próprio H2 como um dos maiores obstáculos enfrentados no desenvolvimento do projeto. “Foi preciso muito estudo para entendermos melhor como o veículo funcionaria e como a adaptação seria feita, esperamos que o carro opere corretamente na competição”, diz o estudante. A equipe levará um Fórmula elétrico transformado para H2. Além da novíssima tecnologia aplicada, o foco da equipe é a segurança do projeto. “Além de ser a primeira competição envolvendo H2, toda dinâmica de um desafio é o que mais nos motiva a entregar um ótimo resultado”, ressalta Luiz Henrique.

Leonardo Vinicius de Oliveira Alves, capitão da TEC H2-Racing, estudante do 7º semestre de Engenharia no Centro Universitário Senai Cimatec (Salvador-BA), conta que as maiores dificuldades do projeto do Fórmula Hda equipe foram encontrar pessoas engajadas e a aquisição de peças e equipamentos que envolvem a nova tecnologia. “O projeto tem sido realmente muito desafiador, mas ao mesmo tempo dá o gosto de realização a cada pedacinho do carro que é construído, porque entendemos que tudo que estamos fazendo é novo, é o futuro. Temos a oportunidade única de mexer com uma tecnologia nova, e isso é muito empolgante, representa uma virada de chave muito grande na vida de todos os membros da equipe”, avalia.

Majoritariamente formada por membros novos e afetada pelo fechamento da oficina nos últimos dois anos em virtude da Covid-19, que inviabilizou a construção do protótipo em tempo de ser levado à competição, a Cheetah E-Racing, da Universidade Federal de Itajubá (MG) participa com o projeto do seu Fórmula H2 totalmente concluído. “Embora sejam muitos, todos os obstáculos estão sendo enfrentados”, afirma o capitão Augusto Almeida Silva, aluno do 5° semestre de Engenharia Elétrica. Ele destaca a recente escolha da Unifei pela GIZ (agência alemã de cooperação internacional) para a criação do Centro de Produção e Pesquisa de Hidrogênio Verde como vantagem para alavancar investimentos e planeja novos projetos para a equipe, focados no uso do H2 como fonte de energia. O Fórmula H2 projetado pela Cheetah é uma adaptação do protótipo elétrico desenvolvido pela equipe para participar da Fórmula SAE, e acomoda dois tanques de hidrogênio nas laterais.

SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge

De 11 a 14 de agosto

Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)

Rodovia SP, 135, Km 13,5 – Tupi, Piracicaba – SP

Apoiadores – Doações: Ballard – (8 sistemas de célula a combustível); Air Products (8 cilindros de hidrogênio); Clarios (8 baterias); Siemens Automotive (8 licenças de software de simulação); SEG Automotive (8 motores elétricos); WEG (8 inversores); Parker,TexiglassNovapolPolynt e Gatron (materiais compósitos); CNPq (importação dos sistemas de célula a combustível do Canadá). Adoção de equipesMercedes-Benz (2); Volkswagen (1); General Motors (1); Ford (1); AVL South America (1); Semcon (1); WEG (1 equipe). Parcerias: Sobratema (lançamento e divulgação em 2020); Anfavea (Programa Adote uma Universidade); Almaco e MCTI (apoio institucional).

SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge

Equipes inscritas

Fórmula H2

Equipe H2 B’energy Racing – Centro Universitário Facens (Sorocaba-SP)

Equipe TEC H2-Racing – Senai Cimatec (Salvador – BA)

Equipe Cheetah E-Racing – Universidade Federal de Itajubá (MG)

Equipe UFABC – Universidade Federal do ABC (Santo André-SP)

Equipe FEI H– Centro Universitário da FEI (São Bernardo do Campo-SP)

Baja H2

Equipe UNICAMP Baja SAE – Universidade Estadual de Campinas (SP)

Equipe Mauá Racing – Instituto Mauá de Tecnologia (São Caetano do Sul-SP)

Equipe Minerva Baja – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro-RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.