Cantora Marivalda Kariri fará live em pleno sertão cearense
16/6 – 19h – ao vivo da Casa de Reboco, museu do sertão, Milhã-CE
Com 68 anos de carreira ininterrupta e reconhecida por músicas como “Toco Cru Pegando Fogo” e “Mulher de Garimpeiro”, Marivalda representará o Sertão Central em transmissões desde Milhã. A primeira será em 16 de junho às 19h, com convidados especiais.
A cantora, compositora e cineasta Marivalda Kariri realizará um show ao vivo transmitido pela internet – uma live. Será um encontro com o melhor do repertório da artista, assim como de clássicos do forró de raíz, choros, baião, xote e música romântica.
Será no dia 16 de junho, às 19h, com transmissão ao vido da Casa de Reboco (construção datada de 1880, aproximadamente) no Parque Beija-Flor, sede do Museu do Sertão, em Milhã – CE. Dessa forma, Marivalda será a primeira representante do forró tradicional a fazer uma “live”desde o coração do Sertão Central cearense.
A compositora, que já gravou mais de 20 discos e produziu um filme documentário sobre sua própria vida (“A Rainha e Seus Reis de Barro”, 2015), estará acompanhada pelos músico solonopolense Willame Pereira (teclados) e o baiano Wilson Bahia (. Ainda, o show terá convidados especiais “online” de outras partes do Brasil, dentre eles a humorista Toinha Macaxeira (em São Paulo), o jornalista “cearentino” César A. Martín, (em Fortaleza) e o diretor teatral, cineasta e poeta Fram Paulo (em Milhã).
Algumas das músicas programadas serão clássicos da cantora (forró com humor) tais como “Toco Cru Pegando Fogo” e a “Mulher de Garimpeiro”, mais alguns choros inesquecíveis (“Sorriso Chorado”, “Odeon”, “Choro da Alegria”, mais outras músicas da época dourada da música nordestina.
A artista, que completa 68 anos de carreira ininterrupta, demonstra entusiasmo em relação ao evento: “vai ser um ótimo reencontro com o meu público que me segue há mais de 40 anos, e com toda a comunidade da internet que poderá apreciar músicas NOSSAS, do povo nordestino e brasileiro, e que não perdem vigência. Conto com todos vocês”, exclama Marivalda Kariri. Todo o Brasil está convidado a participar deste show ao vivo, uma opção de música tradicional de qualidade nesta época de pandemia.
A ARTISTA
Maria Valníria Pinheiro, melhor conhecida como “Marivalda Kariri”, nasceu no sertão de Milhã e, após perder a sua mãe, cresceu num colégio católico de Recife (PE). Lá ela tomou gosto pelas canções de igrejas e pelo forró de raíz, virando fã de Jackson do Pandeiro e chegando a conhecê-lo pessoalmente. Foi o cantor quem reforçou com as autoridades da escola que Marivalda devia virar cantora profissional.
Nos anos 70s, Marivalda gravou em São Paulo repertório de choros e forró tradicional, conhecendo lá o seu parceiro musical e esposo, o músico gaúcho Zeca Costa. Com ele formou a dupla romântica “Duo Diamante”, que registrou uma placa de sucesso na época. Nos anos 80s e após uma gira de sucesso nada menos que com Luiz Gonzaga, quem virou o seu amigo e conselheiro, Marivalda instalou-se na Amazônia e desenvolveu suas composições próprias, nas quais mistura humor com música de raíz e o som do pop internacional.
Após recuperar-se de diversos problema de saúde, Marivalda apresentou o show “50 anos de veredas e caminhos”, gravado em DVD ao vivo no teatro Dragão do Mar de Fortaleza (CE).
Em 2016 a artista apresentou o longa-metragem “A Rainha e Seus Reis de Barro” com uma estreia de luxo no Cineteatro São Luiz para mais de mil pessoas. No filme, ela narra a sua vida e a dos outros ícones da cultura cearense: Messias Holanda (cantor), Zé de Manu (sanfoneiro) e Pedro Bandeira (poeta e repentista). Atualmente, Marivalda prepara um show especial para ser apresentado na Europa.
Serviço:
Live – Marivalda Kariri – A caminho dos 80 anos.
Ao vivo da Casa de Reboco (1880) do Parque Beija-Flor | Museu do Sertão, Milhã – CE.
Live no Facebook, Instagram e Youtube de Marivalda Kariri e Convidados.
Facebook: https://www.facebook.com/marivaldakariricantora
Instagram: @marivaldapurosertao
YouTube: YouTube.com/marivaldakariricantora