BC decide manter taxa Selic em 10,5%: conheça os impactos dos juros na hora de comprar seu imóvel

“Neste cenário de manutenção de uma taxa de juros mais alta existe um risco de impacto nos preços dos imóveis, já que as taxas e condições do financiamento são calculadas com base na realidade econômica no momento da entrega do imóvel, que pode ser muito diferente da realidade apresentada quando compra de um apartamento na planta foi negociada.

Vale reiterar que a taxa Selic não é propriamente a taxa do financiamento imobiliário, mas um balizador que os bancos usam para fixar os percentuais cobrados nos empréstimos.

Para quem comprou um imóvel na planta uma possível mudança na economia é um problema sério que pode inviabilizar por completo a finalização do negócio. Isso porque os chamados imóveis na planta são um compromisso de compra futura de um imóvel que não existe e ainda será ou está sendo construído. Nessa fase o consumidor paga as chamadas “parcelas de obra” diretamente para a incorporado e somente após a conclusão definitiva da construção que ele busca o financiamento bancário.

Importante não perder de vista que, antes de momento chegar o promitente comprador precisa pagar as parcelas da obra, cujo montante do saldo devedor é sempre corrigido pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), índice inflação do setor.

Marcelo Tapai, sócio do Tapai Advogados e especialista em Direito Imobiliário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar