Avanço do Talibã no Afeganistão coloca mundo ocidental em alerta, afirma especialista em terrorismo

Italiano irá participar do World Combat Conference (W2C) em Itu, evento internacional sobre Segurança Pública e Combate Armado

A tomada do Afeganistão pelo Talibã coloca em alerta todo o mundo ocidental para uma nova onda de ataques terroristas. Essa é a opinião de Giovanni Piero Spinelli, palestrante internacional e especialista em Inteligência, Anti e Contra-Terrorismo. O italiano, que já esteve na região do Oriente Médio em diversas missões, será um dos palestrantes do World Combat Conference (W2C), evento que reunirá os principais nomes da segurança pública, estratégia, tiro e combate urbano do mundo em Itu (SP), que inicia neste sábado, dia 4 de setembro.

“O erro de estratégia não foi militar, mas sim político e diplomático. Os soldados que estavam no Afeganistão fizeram o seu trabalho”, avalia Spinelli. Para o italiano, a principal dificuldade em conter o avanço do Talibã no país é de fundo político e diplomático. “Há um abismo cultural enorme. É muito difícil para um ocidental interpretar e entender a visão de mundo dos afegãos”, afirma.

De acordo com ele, essa dificuldade passa pelo idioma e também pelo código de conduta na região. “O Afeganistão é um país enorme e formado por muitas tribos. Há um grande número de dialetos. Nós ocidentais fracassamos em compreender essa complexidade e oferecer uma alternativa real para a cultura deles que freasse o terrorismo”, completa.

Spinelli avalia que a vitória do Talibã no Afeganistão gera efeito de entusiasmo em outros grupos terroristas e coloca a segurança do mundo em perigo. “As organizações de inteligência em todo o mundo ocidental estão em alerta”, afirma. Ele também acredita que os volumes de tráfico de ópio e heroína voltarão a crescer, uma vez que o país é um dos grandes produtores internacionais da droga. “Durante o período de presença das forças de coalizão no país, houve um controle maior sobre o tráfico. Agora, o próprio Talibã entrará em cena para negociar com grandes compradores de ópio, que também é muito usado pela indústria farmacêutica”, completa.

SOBRE GIOVANNI PIERO SPINELLI

Giovanni Piero Spinelli é ex-paraquedista da Brigada “Folgore”, força de elite do Exército Italiano. Consultor Independente da OTAN, autor de livros, palestrante e especialista em Inteligência, Anti e Contra-Terrorismo. Ex- contratado do Departamento de Defesa dos EUA em países de alto risco. Hoje é diretor da STAM Strategic & Partners Group de Londres e Instrutor chefe da STAM Strategic & Partners Group Latin America Ltda de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar