Aquecimento do Comércio em dezembro pode ser determinante para o Crescimento do PIB em 2020, diz Especialista

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) será divulgada hoje (12) e, de acordo com o professor de macroeconomia da Faculdade Fipecafi, Silvio Paixão, com os resultados da Black Friday, que foram mais positivos este ano do que em 2018 e, também, o período de compras natalinas, o Brasil começará 2020 com a promessa de reaquecimento da economia. “É possível prever, tomando como base os dados preliminares das vendas do período de festas de fim de ano, que os resultados podem trazer gratas surpresas ao comércio e à atividade econômica como um todo. Vale destacar que este último mês pode ser determinante para o crescimento do PIB de 2020”, conta.

O último índice, divulgado em novembro, mostra que as vendas do comércio varejista apresentaram um aumento de 0,7% em comparação com outubro. Para o professor, os resultados estão ligados à retomada da confiança pelo consumidor. “A explicação inferida no movimento de crescimento do comércio resulta na menor insegurança do brasileiro. Ou seja, isso está atrelado ao clima do ambiente político-econômico, que vem se traduzindo numa recuperação lenta, porém gradual do emprego e, também, a estabilidade dos índices inflacionários dos últimos meses”, diz.

Em novembro, os segmentos que tiveram maior destaque na PMC foram: imóveis e eletrodomésticos (5,2%), tecidos, vestuário e calçados (3,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,8%) e combustíveis e lubrificantes (1,2%). Para Paixão, neste mês, os resultados devem se manter. “As exceções vão para os combustíveis e lubrificantes, que devem apresentar um crescimento menor ou, até mesmo, com um pequeno declínio. Isso acontecerá em função dos repasses relativos à maior desvalorização cambial. Já os índices dos outros setores irão se manter”, ressalta o especialista.

A PMC é um indicador que é substantivo às atividades econômicas e trabalha, também, com base no consumo das famílias. “A sua tendência é determinante para os empresários estabelecerem diretrizes de produção e investimentos do setor privado”, finaliza Paixão.

Sobre a FIPECAFI:
A FIPECAFI foi fundada em 1974 por professores do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e atua desde então como órgão de apoio institucional ao Departamento. Dentre seus principais objetivos estão: a missão de desenvolver e promover a divulgação de conhecimentos da área contábil, financeira e atuarial, organizar cursos, seminários, simpósios e conferências, prestar serviços de assessoria e consultoria e realizar pesquisas, atendendo entidades dos setores público e privado. Mais informações: http://www.fipecafi.org.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar